Ícone alego digital Ícone alego digital

Alunos do Colégio Externato São José participam do projeto Escola no Legislativo

21 de Junho de 2018 às 10:48

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) recebeu na manhã desta quinta-feira, 21, alunos da 4ª série do ensino fundamental da escola Externato São José, um dos mais tradicionais colégios de Goiânia. Trata-se da 16ª edição do projeto Escola no Legislativo, coordenado pela Escola do Legislativo da Alego, que reuniu 50 estudantes.

O convite ao Colégio Externato São José foi iniciativa do deputado Simeyzon Silveira (PSD), que deu as boas-vindas aos visitantes, no Plenário Getulino Artiaga. Aproveitou ainda a oportunidade para falar um pouco do papel do Poder Legislativo de elaborar leis e fiscalizar o Poder Executivo, bem como de algumas das ações que realiza em prol do desenvolvimento de Goiás.

A abertura do evento foi feita pelo professor Maurício Barbosa Paranaguá, chefe da Seção de Educação para Cidadania da Alego. Logo após as saudações iniciais, ele ministrou palestra sobre “Origem, Evolução histórica e Importância do Poder Legislativo”. Paranaguá ficou feliz com o interesse dos alunos, que aprenderam lições de cidadania e sobre o papel dos Três Poderes constituídos no Brasil: Executivo, Judiciário e Legislativo.

Em seguida, os alunos fizeram uma visita monitorada pela professora Ethiene Gonçalves de Oliveira, com uma parada para lanche no Salão Nobre Henrique Santillo. Depois, os estudantes ouviram palestra ministrada por Ethiene sobre “As antigas e a atual Sede do Poder Legislativo”.

Simeyzon Silveira ressaltou que fez essa deferência ao Externato São José, porque, quando se fala em educação, o colégio é referência em Goiânia. Ele manifestou o entendimento de que para se alcançar um nível de educação primorosa, digna de país de primeiro mundo, as escolas teriam que chegar ao nível do ensino aplicado, hoje, pelo Externato São José. “Afirmo isso de cátedra, porque conheço o projeto pedagógico dessa escola.”

Os alunos foram acompanhados pelas professoras Debora Regina Vaccari, Simone Brito e Dilzéia Cristina Ferreira, que fizeram avaliação positiva da visita. "As crianças aprenderam mais sobre cidadania e os Três Poderes", frisou Simone Brito. Os alunos Pedro Henrique Ruiz e Júlia Matta manifestaram o contentamento deles com as lições aprendidas. "Foi muito legal", ressaltaram.

No período da tarde, às 14 horas, outra turma do 4º ano do Colégio Externato São José participará da 17ª edição do projeto Escola no Legislativo. Só que, dessa vez, os alunos assistirão as palestras na Sala 1 da Escola do Legislativo.

O principal objetivo do projeto é aproximar a sociedade, através da comunidade estudantil, do Poder Legislativo, bem como proporcionar aos participantes conhecimentos sobre cidadania, política e a importância da Casa de Leis, contribuindo para uma melhor formação de cidadãos.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.