Bombeiro civil

Crédito: Denise Xavier
Bombeiro civil
Sessão especial em homenagem ao Bombeiro Civil
Representantes da categoria de várias regiões do Estado receberam Certificados do Mérito Legislativo da Assembleia, por iniciativa do deputado Simeyzon Silveira. A solenidade foi realizada na noite desta quinta-feira, 21.

Por iniciativa do deputado Simeyzon Silveira (PSD), a Assembleia Legislativa realizou sessão especial para homenagear, com Certificados do Mérito Legislativo, bombeiros civis que atuam em vários municípios goianos.

O evento, iniciados com a execução do Hino Nacional Brasileiro foi realizado no Plenário Getulino Artiaga da Assembleia Legislativa, na noite desta quinta-feira, 21.

Ao abrir os discursos, o propositor da homenagem, deputado Simeyzon Silveira (PSD), afirmou que muito mais valioso do que receber uma honraria é merecê-la. “Hoje a Casa se sente honrada em reconhecê-los, prestigiá-los e contribuir para o fortalecimento da luta e da militância de vocês”, disse.

Na perspectiva do parlamentar, o bombeiro civil é uma categoria profissional que complementa o trabalho do bombeiro militar e que, portanto, são profissões que não competem entre si. “Sempre enxergamos com bons olhos e entendemos a importância do trabalho de vocês. Nada mais nobre do que zelar pela a vida do ser humano”, elucidou.

Apoio à categoria

Apoiador da categoria nesta Casa de Leis, Simeyzon apresentou, em abril de 2016, um projeto de lei com o intuito de legalizar a função de bombeiro civil em Goiás. Com 2.250 votos favoráveis, a matéria se tornou a mais votada pelos usuários do Opine Cidadão, plataforma digital vinculada ao site da Alego.

No dia 2 de maio deste ano, a propositura recebeu aprovação do Plenário em segunda e definitiva fase de discussão e votação. O texto aprovado determina que Bombeiros Profissionais Civis (BPC) sejam habilitados pela Lei 11.901/09 e submetidos a credenciamento em órgão competente.

Simeyzon diz não ter dúvida de que a aprovação da Lei em âmbito estadual possibilitará, em curto prazo, ampliação da oferta de emprego, novas contratações, geração de renda para muitas famílias e o crescimento da categoria. “Além, ainda, de fortalecê-los para que se estabeleçam cada vez com mais com propriedade, dedicação e reconhecimento legítimo”, completou.

O leque de atuação do bombeiro civil é imenso e variado, e compõe-se de equipes de prevenção e combate a incêndios, atendimentos emergenciais em rodovias privatizadas, atendimentos de urgências em shows e eventos de grande porte, entre outros.

Em nome dos homenageados

O presidente do Sindicato dos Bombeiros Civis, Magno Cesar Silva, discursou em nome da categoria. “Eu luto há 20 anos por essa categoria”, se orgulhou.

Magno Cesar pediu apoio dos demais colegas para ajudarem na fiscalização de uma nova Lei estadual (aprovada pela Assembleia Legislativa e apta para ser sancionada), a qual legaliza a função de bombeiro civil em todo o Estado. A iniciativa partiu de um projeto de lei apresentado pelo deputado Simeyzon Silveira (PSD), em abril de 2016. ”Nós vamos combater todo o tipo de irregularidade que houver em Goiás”, conclamou.

O homenageado ressaltou a importância do trabalho desempenhado pela categoria que, segundo ele, não tem o reconhecimento que merece e, muitas vezes, sofre perseguições daqueles que não aprovam a atividade.

O sindicalista também lamentou o fato de que diversos locais não dão a devida importância para a prevenção de acidentes. “Clubes com nome grande colocam limpadores de piscina no papel de salva vidas”, disse. “Têm vidas se perdendo por falta de socorro”, completou.

Mesa da solenidade

Ao lado de Simeyzon Silveira, compuseram a Mesa da solenidade o secretário municipal de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia, Ezizio Barbosa, representante do prefeito Gustavo Mendanha (MDB); da mesma cidade, também estiveram presentes o superintendente de Proteção e Defesa Civil, Juliano Tadeu Moreira e o coordenador de Operações e Defesa Civil, Roneiron José de Sousa.

E, ainda: o comandante regional da Guarda Civil Metropolitana, Júlio Simões Santos; e o presidente do Sindicato dos Bombeiros Civis, Magno Cesar Silva.