18ª edição do Fórum Permanente de Energia acontece na próxima sexta-feira, 29

27 de Junho de 2018 às 12:06

O Fórum Permanente de Energia de Goiás, presidido pelo deputado estadual Simeyzon Silveira (PSD), chega na próxima sexta-feira, 29, a sua 18ª edição. O tema será o Planejamento Energético e o Desenvolvimento da Matriz Renovável do Estado de Goiás, divididos em dois painéis.

O encontro acontece no Auditórioo Solon Amaral, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, a partir das 8h30. A abertura do Fórum será realizada pelo parlamentar, que também preside a Comissão de Minas e Energia da Casa.

O primeiro painel terá o tema “Projetos Estruturantes e Complementares”. Os participantes são o diretor técnico comercial da Celg/Gt, Augusto Franscisco Da Silva, que fala sobre Hidrelétricas; o presidente da Adial, Otávio Lage De Siqueira Filho, que fala sobre biomassa, com foco em cogeração de energia; o vice-presidente da comissão das indústrias de base florestal da Fieg, Marduk Duarte, que também fala sobre biomassa, porém com foco em florestas energéticas; e a superintendente de energia, telecomunicações e infraestrutura da Secima, Danúsia Arantes Ferreira, fala sobre energia solar fotovoltaica, com foco na evolução do Programa Goiás Solar.

O segundo painel terá como tema o ecossistema de empreendedorismo e inovação, e será realizado pelo diretor do Instituto Gyntec, Marcos Bernardo Campos

O Fórum

Desde a criação do Fórum, em novembro de 2015, o deputado Simeyzon, juntamente com os membros, tem trabalhado o fomento de matrizes energéticas renováveis e não degradáveis com objetivo de integrá-las à matriz hidráulica em Goiás.

Sob o comando do parlamentar, o Fórum participou de diversos encontros, conferências e visitas a municípios do interior e, também, realizou 16 reuniões oficiais com a participação permanente do Governo estadual, da prefeitura de Goiânia, de entidades fiscalizadoras, do setor produtivo, de instituições de ensino e pesquisa e da sociedade civil organizada.

No último ano, inclusive, Goiás deu um salto na produção de energia solar fotovoltaica. Em fevereiro de 2017 eram produzidos 2 mil killowatts (Kwv) no Estado. Hoje, a produção chega a 9,4 mil killowatts (Kwv), um aumento de mais de 400%. No total, são 696 unidades consumidoras, segundo dados das Secima.