Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Aprovada proposta de Virmondes que visa aliar Turismo e Educação

12 de Junho de 2018 às 16:22

A finalidade é possibilitar o acesso de alunos das escolas da rede pública de ensino ao acervo cultural, artístico e turístico de nosso Estado, rico em tantos costumes e tradições, em natureza e patrimônio histórico. Esta é a proposta do deputado estadual Virmondes Cruvinel Filho (PPS) por meio do projeto Turismo Pedagógico, aprovado em segunda e última votação pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás – a matéria segue, agora, para sanção do governador José Eliton.

“Pretendemos incentivar e proporcionar aos alunos da rede pública estadual visitas aos pontos turísticos existentes em nosso Estado, como museus, monumentos, teatros, bibliotecas, praças, ruas e bairros históricos”, explica Virmondes, lembrando que “o incentivo do turismo pedagógico é uma maneira de ampliar o universo cultural dos envolvidos”.

Na avaliação do deputado – que preside, desde o início de 2018 -, a Comissão de Turismo da Assembleia -, essas visitas poderão refletir no desempenho escolar dos adolescentes, nas diferentes áreas do conhecimento, complementando a formação dos estudantes e ampliando seus horizontes culturais. “Também será muito importante para que profissionais da Educação e alunos valorizem a realidade histórica em que vivemos”, acrescenta.

Parcerias – Segundo a matéria aprovada na Assembleia, o Turismo Pedagógico será efetivado por meio visitas das escolas integrantes da rede estadual de ensino a locais de valor cultural, artístico e turístico de Goiás, organizadas em escala, de forma que cada escola possa participar do projeto pelo menos uma vez ao ano. O Poder Público, para atingir o propósito manifestado no caput, poderá realizar parcerias com órgãos competentes em matéria de educação, cultura e turismo, com instituições públicas, bem como da iniciativa privada, para a organização e realização dos roteiros de visitas, além de utilizar a estrutura de transporte escolar já disponível no âmbito da Secretaria Estadual de Educação. 

Futuro – “Desta maneira, nosso projeto irá proporcionar o acesso aos diferentes espaços das cidades, aprofundando os vínculos culturais com esses cidadãos”, justifica Virmondes. “E conhecer os principais pontos turísticos de Goiás é uma forma de mostrar a importância do Turismo para nosso Estado, despertando, futuramente, nesses alunos, o empreendedorismo ou a gestão pública na área do Turismo como escolha de profissão”, argumenta.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.