Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão de Turismo

12 de Julho de 2018 às 11:00
Crédito: Marcos Kennedy
Comissão de Turismo
Dep. Virmondes Cruvinel
Presidente da Comissão, deputado Virmondes Cruvinel apresenta balanço semestral e destaca principais ações, como aprovação de projetos na Assembleia Legislativa voltados para o fortalecimento do turismo em Goiás.

A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa (Alego) divulgou o balanço recente das atividades realizadas ao longo do semestre. O colegiado, presidido pelo deputado Virmondes Cruvinel (PPS), efetuou quatro reuniões ordinárias, durante as quais se discutiu estratégias para o fortalecimento das políticas públicas de incentivo ao segmento no Estado.

Dentre as ações de destaque está a parceria com o Governo do Estado para a elaboração de legislação que deverá consolidar novo programa turístico estadual. Intitulada “Caminho de Cora”, a proposta foi lançada oficialmente, em abril, pela Agência Goiana de Turismo. Na ocasião, Virmondes parabenizou a iniciativa e destacou a sua importância para alavancar, não somente o turismo, mas também o esporte, a cultura e a economia de Goiás.

O deputado informou que aguarda, no momento, o envio do projeto lei que irá regulamentar a proposta. A matéria, a ser encaminhada pela Governadoria, está prevista para entrar em tramitação já no próximo semestre. Ela deverá ser distribuída à relatoria do próprio Virmondes, quando esta estiver em apreciação junto à Comissão Mista.

Outra conquista igualmente relevante, foi a aprovação, em definitivo, pelo Plenário da Casa, em sessão ordinária realizada no dia 6 de junho, de projeto de lei que institui o turismo pedagógico nas escolas da rede pública estadual. Antes da extração do autógrafo, que foi encaminhado para a sanção do governador José Eliton (PSDB), a matéria tramitou na Casa sob o processo legislativo nº 1156/17.

O deputado ressalta que a força atual do colegiado reside no amistoso diálogo que este tem estabelecido com o Poder Executivo. E lembra que dentre os frutos desta relação está também a obtenção relativa à redução de imposto (ICMS) para bares e restaurantes da capital. “Estamos trabalhando para fortalecer o trade das cidades que integram as 10 regiões turísticas de Goiás. O setor produtivo do turismo têm se mostrado uma fonte cada vez mais importante de geração de emprego e renda para o povo goiano”, salientou.

Virmondes disse estar aguardando ainda o enviou de outros novos projetos da Governadoria, a serem protocolados na Casa a partir de agosto. Tratam-se de matérias que visam regulamentar a realização de mais dois festivais gastronômicos no estado. Ambas devem ser igualmente distribuídas à relatoria do parlamentar, quando estiverem em tramitação na Mista.

A Comissão de Turismo tem como objetivos: a gestão, junto aos organismos nacionais e internacionais, no sentido de angariar recursos financeiros para serem aplicados na área de turismo; e a discussão de assuntos atinentes ao desenvolvimento dos pólos turísticos do Estado. Além disso, atua ainda na realização de seminários, palestras e encontros regionais, difundindo o potencial turístico goiano; e demais ações necessárias para o desenvolvimento do setor em Goiás.

Além de Virmondes, também são membros titulares do colegiado: o deputado Marquinho Palmerston (PSDB), este no cargo de vice-presidente, Simeyzon Silveira (PSD), Mané de Oliveira (PSDB), Lissauer Vieira (PSB), Wagner Siqueira (MDB) e Delegada Adriana Accorsi (PT). A suplência é ocupada por Jean Carlo (PSDB), Humberto Aidar (MDB), Francisco Oliveira (PSDB), Paulo Cézar Martins (MDB), Karlos Cabral (PDT), Major Araújo (PRP) e Lívio Luciano (Podemos).


Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.