Diretoria de Saúde

Crédito: Alego
 Diretoria de Saúde
Diretoria de Saúde da Assembleia
A diretoria de Saúde da Assembleia Legislativa promoveu, durante o primeiro semestre de 2018, sete campanhas de prevenção de doenças. A Diretoria passa por reformulação para melhor atender ao servidor da Casa.

A atual Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Assembleia Legislativa (Alego) divulgou o balanço recente das atividades realizadas ao longo do primeiro semestre de 2018. Além dos atendimentos especializado e regularmente feitos aos servidores e deputados da Casa, de março a junho, foram realizadas, ainda, sete campanhas, todas vinculadas a calendário nacional divulgado pelo Ministério da Saúde.

Destas, duas estiveram associadas ao combate à dengue, tendo a primeira ocorrido em março e a segunda, em junho. Ao todo, já foram realizadas 17 edições da campanha, que se repete, sistematicamente, a cada três meses. A cada etapa, são vacinadas, em média, 700 pessoas, entre servidores e visitantes da Casa. Em todas as ocasiões, são ministradas ao público atendido doses profiláticas de vacina homeopática fornecida pelo Hospital de Medicina Alternativa do Estado.

As outras cinco campanhas estiveram voltadas para o combate à tuberculose, à doação de sangue, à prevenção e combate à hipertensão arterial, aos cuidados com a voz e à promoção da saúde bucal.

Para o próximo semestre estão previstas ações voltadas ao combate ao fumo (agosto), ao suicídio (setembro), ao câncer de mama (outubro) e de próstata (novembro), à Aids (dezembro). Além disso, também serão promovidas novas etapas de doação de sangue e vacinação contra a dengue, assim como de combate à hipertensão, que, desta vez, estará orientada para os cuidados contra a diabetes.

Nova estrutura de saúde

A nova Diretoria de Saúde foi criada a partir da Resolução nº 1.657/18, publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa (Alego) no último dia 19 de junho. Com isto, ficou extinta a antiga Divisão de Saúde e Promoção Social, que estava, até então, subordinada à Diretoria de Gestão de Pessoas.

A modificação ocorreu devido à ampliação na estrutura de cargos do departamento. As novas vagas serão preenchidas pelos nomeados no próximo concurso da Alego, cujo edital deverá ser lançado a qualquer momento, conforme últimas declarações dadas sobre o assunto pelo presidente da Casa, deputado José Vitti (PSDB).

Ao todo, seis novos cargos integrarão a atual estrutura do departamento, sendo disponibilizada uma vaga para cada. São todos Analista Legislativo, cujas categorias estão divididas entre as seguintes funções: Médico Cardiologista; Médico Clínico; Médico Ginecologista; Médico Ortopedista; Médico Psiquiatra; e Engenheiro do Trabalho.

À exceção deste último, os demais profissionais listados comporão a junta médica da Alego, que foi recém-criada pela Resolução nº 1.656/18, também publicada no Diário Oficial da Alego em 19 de junho. Segundo o documento, o grupo será responsável pela realização de perícias médicas para fins de concessão de benefícios aos servidores e deputados.

O médico diretor do departamento, Marcos Antônio Nogueira, destacou que, uma vez definitivamente implantada, a nova estrutura trará benefícios significativos para o público assistido pela Diretoria de Saúde. “Hoje contamos com cerca de 140 profissionais, de diversas áreas, como assistentes sociais, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, odontólogos. Com a chegada dos novos concursados aprovados, vamos ampliar esse atendimento, diversificando ainda mais a oferta de serviços voltados à promoção da qualidade de vida de nossos servidores e deputados, bem como de seus respectivos dependentes”, informou.