Escola do Legislativo

Crédito: Sérgio Rocha
Escola do Legislativo
Escola do Legislativo recebe alunos da Escola Estadual Gracinda de Lourdes
Atividades de 2018 da Escola atendeu mais de mil alunos de escolas, além de ministrar cursos de reciclagem e aprimoramento aos servidores. A 3ª Edição do Projeto Politizar, em parceria com UFG, foi um dos destaques.

A Escola do Legislativo é um órgão integrante da estrutura administrativa da Assembleia Legislativa. Sua implantação se deu graças ao trabalho de parlamentares, diretores e servidores da Casa. Com intensas atividades realizadas desde 2004, os resultados são frutos de motivação e empenho. Dados produzidos pela Seção Administrativa mostram que, durante o primeiro semestre de 2018, a escola certificou mais de mil alunos.

Foram realizadas na Alego um total de 18 edições do Projeto Escola do Legislativo. O objetivo dos encontros, promovidos desde o ano de 2015, se resume a emancipar a educação voltada à cidadania. Nesse contexto, os participantes podem aprender sobre o funcionamento da Alego, bem como o trâmite dos processos legislativos na Casa.

Para o chefe da Seção Administrativa da Escola, Hernesto Lins, graças ao sucesso das edições anteriores, esse ano, foram implementadas algumas inovações. “Agora temos o apoio da Casa para oferta de lanche e transporte aos alunos. Graças a esse transporte, temos condições de envolver também as escolas que não podem custear o deslocamento. Nesse ano, podemos dizer que esse projeto, além de mais acessível, se tornou mais democrático”, finalizou dizendo que a ideia é intensificar esses trabalhos para o segundo semestre do ano letivo.

O Parlamento recebeu também a realização da 3° edição do projeto Politizar, promovido graças a uma parceria da Assembleia Legislativa com a Universidade Federal de Goiás (UFG). Durante os cinco dias de evento, professores e universitários puderam participar de atividades simuladas onde discutiram projetos lei de interesse da sociedade goiana. Na ocasião, 88 alunos foram certificados com carga horária de 60 horas.

O coordenador geral do Politizar, professor Robert Bonifácio, falou da sua satisfação com os resultados da edição. Ele destacou o número recorde de inscrições -cerca de 300, no total- e aproveitou para elogiar a qualidade dos projetos de lei apresentados pelos jovens participantes. "A ambição do Politizar é sempre trabalhar para que esses projetos fictícios se tornem projetos reais e, quiçá, futuramente, possam ser convertidos em leis", complementou.

Quanto ao sucesso desse projeto, o chefe da Seção Administrativa da Escola do Legislativa, Hernesto Lins, enalteceu a participação de todos e disse que, a cada edição, os trabalhos têm sido desenvolvidos de forma mais intensa. “Nem sempre essas noções que envolvem os Parlamento são repassadas aos alunos durante a sua formação. Aqui eles estão diante da oportunidade de vivenciarem os conhecimentos para além teoria. O número de inscrições é enorme e temos trabalhado de forma cada vez mais intensa para atender a demanda, por essas e outras razões, consideramos a concretização desse projeto um sucesso”, destacou.

Quanto aos cursos de capacitação que são voltados especificamente para os servidores da Alego, a Escola ofereceu a oportunidade de aprofundamento em: assessoria de língua portuguesa, lei de responsabilidade fiscal, oficina de gramática, palestra de Direito Constitucional e cidadania, gestão administrativa, oficina de Word básico, inglês instrumental, oficina de PowerPoint, mídias sociais para uma gestão eficiente, treinamento Alego Sou, recepção e atendimento, e, por fim,  oficina de redação e técnica legislativa. Ao todo, foram 538 servidores certificados.

Em entrevista concedida a Agência Assembleia de Notícias, Hernesto ressaltou ainda que, apesar da escola não possuir autorização para ministrar cursos de graduação e pós-graduação os convênios atendem bem essa demanda. “Não temos a estrutura necessária para ministrar cursos de nível superior,  mas temos convênios com a Faculdade e Colégio Delta, a Faculdade de Tecnologia Avançada (FTA), Faculdade Sul-Americana (Fasam), Faculdade Araguaia e Instituto Legislativo Brasileiro (ILB)”, disse.

Para o segundo semestre do ano, estima-se suprir os resultados da primeira metade de 2018. De acordo com cronograma, além do que foi implementado, a escola contará também com: oficina de redação e técnica legislativa, oficina de Excel básico e intermediário, além da oficina de língua brasileira de sinais, popularmente conhecida como libras.