Acesso ao Portal da Assembleia

Crédito: SERGIO ROCHA
Acesso ao Portal da Assembleia
Portal
O Portal da Assembleia Legislativa de Goiás obteve 263.541 acessos no 1º semestre de 2018, com média mensal de 24.896 de usuários únicos. Maio foi o mês com o maior número de acessos (54.046). Tempo médio de cada visita é de 14 minutos.

Portal da Assembleia Legislativa de Goiás obteve 263.541 acessos no primeiro semestre de 2018, com média mensal de 24.896 de usuários únicos, ou seja, que efetivamente visualizaram ao menos uma página do site. O número geral de acessos é similar ao registrado ao longo do primeiro semestre de 2017.

A quantidade de acessos ao portal está mais concentrada nos serviços disponíveis na Seção de Transparência e distribuídos também em outras seções como Notícias, Deputados, Agenda, Revista da Procuradoria e Licitações. Os números estão em relatório produzido pela Secretaria de Tecnologia da Informação, sob a coordenação de Pollyana Moraes Rodrigues Barbosa.

O mês com o maior número de acessos foi maio, com 54.046 visitas. A matéria na qual o presidente da Casa, José Vitti (PSDB), anunciou concurso para contratação de 59 servidores na Assembleia Legislativa foi a mais acessada na época. Ao todo, o texto recebeu 3.069 acessos, destacando-se também como a mais acessada do semestre.

Já janeiro foi o mês com menor índice de visitas ao site. Ao todo, o Portal da Assembleia foi acessado no primeiro mês do ano 27.186 vezes. Nota-se que, em média, cada usuário permaneceu no site por aproximadamente 14 minutos por acesso.

Durante o semestre destacaram-se como de maior interesse da população, as matérias que trataram de projetos do Governo. A exemplo, o que instituiu o auxílio-alimentação a servidores de 33 órgãos do Estado; a inclusão de pais de servidores no Ipasgo; e o que alterou a Lei Orgânica da Polícia Civil.

Goiânia foi o local onde houve a maior parte dos acessos ao Portal da Assembleia. Houve, contudo, acessos de outros Estados, com predomínio de São Paulo e do Distrito Federal. Os Estados Unidos foram o país com o maior número de visitantes ao site, depois do Brasil.

A maior parte dos acessos deu-se por meio de desktop, mas o acesso por dispositivos móveis cresceu expressivamente, em relação aos números apresentados em 2017, e finalizou o semestre praticamente dividindo a preferência dos usuários. Em junho foram 52,74% de acessos realizados por desktops e o restante por celulares.

O Android, utilizado em mais de 70% dos acessos, é o sistema mais presente nos smartphones que visitaram o Portal da Alego, seguido pelo iOS. Nota-se que o browser preferido para navegação é o Google Chrome, que igualmente atinge média superior a 70% de preferência em relação ao Microsoft Edge, Safari e ao Mozilla Firefox.

As atividades das redes sociais do Poder Legislativo têm apresentado crescimento também. O Facebook, disparado, lidera com média superior 80% dos compartilhamentos em mídia. Nos últimos meses, o Instagram oficial da Casa apresentou crescimento na quantidade de seguidores, e o Twitter tem experimentado uma abordagem mais diversificada.

Divulgação

A gestão da Assembleia Legislativa procura ampliar a divulgação das informações relativas às atividades parlamentares, por meio da expansão dos canais oficiais de comunicação. A TV Assembleia, disponível no canal aberto 61,2 e na NET, promove a divulgação de vídeos com programas e reportagens no canal oficial do Youtube.

A Agência Assembleia de Notícias produz amplo material baseado na rotina parlamentar, por meio do acompanhamento em tempo real das sessões ordinárias, extraordinárias e especiais, além de reportagens detalhando o teor de projetos de lei e cobertura dos debates e audiências públicas realizadas. As redes sociais complementam a cobertura com enfoque em ações educativas e informativas.