Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Governador sanciona lei que homenageia Maria do Uru

12 de Julho de 2018 às 10:46

A eterna madrinha da Caminhada Ecológica, Maria de Lourdes Rodrigues, falecida em abril do ano passado aos 95 anos, passa a dar o nome a ponte sobre o Rio Uru, na GO-070, entre Itaberaí e a cidade de Goiás, às margens de sua fazenda. O projeto de lei de autoria do deputado estadual Jean Carlo (PSDB) foi sancionado pelo governador José Eliton (PSDB) e publicado na última segunda-feira no Diário Oficial do Estado. 

A ponte fica às margens da fazenda onde morava Maria do Uru, local que recebia seus “beija-flores” todos os anos para um almoço. Era assim que ela chamava os atletas da Caminhada Ecológica.

Maria do Uru teve 11 filhos, 17 netos, 13 bisnetos e 1 trineto. Natural de Trindade, ela mudou para a chácara nos anos 40 e, desde o início da Caminhada, em 92, recebia os atletas com café e pipoca. Nos últimos anos, a organização do evento passou a realizar o almoço dos atletas na própria chácara.

A aposentada morreu no dia 24 de abril de 2017, durante internação em um hospital de Goiânia, por complicações cardíacas.

Depois de sua morte, na 26ª Edição da Caminhada Ecológica, filhos e netos realizaram um almoço na chácara para receber os atletas e preservar sua tradição. “Essa homenagem irá cooperar com a preservação da memória desta mulher, que teve sua vida dedicada à família e, parte, aos seus afilhados "beija-flor"”, explica Jean Carlo.

GO-530

A Caminhada Ecológica vai nomear a GO-530, trecho entre Araguapaz e Aruanã, também por meio de um projeto de lei do deputado Jean Carlo. O texto aguarda 1ª discussão e votação em plenário.

Criada em 1990, a Caminhada realiza sua 27ª edição neste ano levando consciência de preservação do Meio Ambiente, principalmente do Rio Araguaia. Os atletas do projeto, apoiado pelo jornal O Popular, do Grupo Jaime Câmara, percorrem 310 km, passam por 10 cidades, e realizam campanhas com alunos de escolas públicas.

Para o deputado, que é de Itaberaí - onde a Caminhada passa todos os anos - o projeto é um patrimônio cultural goiano, que desperta para a preservação do Meio Ambiente, principalmente do Rio Araguaia. “O projeto do jornal O Popular é um verdadeiro grito de alerta que defende a preservação da fauna e flora do Cerrado e do Rio que é o maior orgulho dos goianos”, define Jean Carlo.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.