Ícone alego digital Ícone alego digital

Governo sanciona lei que visa aliar Turismo e Educação nas escolas públicas estaduais

17 de Julho de 2018 às 07:12

O deputado Virmondes Cruvinel (PPS), presidente da Comissão de Turismo da Assembleia, apresentou na Assembleia, em 2017, projeto que  institui o Turismo Pedagógico nas escolas da rede pública estadual. Depois de discutida em várias comissões técnicas, a matéria foi aprovada em Plenário, no final das atividades legislativas do início de julho. Na quarta-feira da semana passada, o governador José Eliton (PSDB) sancionou a Lei nº 20199/18, publicada no mesmo dia no Diário Oficial do Estado, produzindo efeitos, porém, a partir de 1° de janeiro de 2019.

A finalidade é possibilitar o acesso de alunos das escolas da rede pública de ensino ao acervo cultural, artístico e turístico do Estado de Goiás, rico em costumes e tradições, em natureza e patrimônio histórico. 

Na avaliação do deputado, que preside, desde o início de 2018, a Comissão de Turismo da Assembleia, essas visitas poderão refletir no desempenho escolar dos adolescentes, nas diferentes áreas do conhecimento, complementando a formação dos estudantes e ampliando seus horizontes culturais. “Também será muito importante para que profissionais da Educação e alunos valorizem a realidade histórica em que vivemos”, acrescenta.

O Turismo Pedagógico será efetivado por meio de visitas das escolas integrantes da rede estadual de ensino a locais de valor cultural, artístico e turístico de Goiás, organizadas em escala, de forma que cada escola possa participar do projeto pelo menos uma vez ao ano. O Poder Público, para atingir o propósito, poderá realizar parcerias com órgãos competentes em matéria de educação, cultura e turismo, com instituições públicas, bem como da iniciativa privada, para a organização e realização dos roteiros de visitas. 

Virmondes afirma que o incentivo do turismo pedagógico é uma maneira de ampliar o universo cultural dos envolvidos e uma forma de mostrar a importância do turismo para nosso Estado. “Isso despertará, futuramente, nesses alunos o empreendedorismo ou a gestão pública na área do turismo como escolha de profissão”, conclui o propositor.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.