Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto de lei que institui o Dia Estadual do Futevôlei vai à sanção da Governadoria

16 de Julho de 2018 às 11:40

Aprovado em segunda e definitiva votação, vai à sanção do governador José Eliton (PSDB) autógrafo de lei que institui o Dia Estadual do Futevôlei. 

Na justificativa do projeto, o deptuado Lívio Luciano (Podemos) ressalta que o Brasil, líder do ranking mundial do esporte, é o berço do Futevôlei, que começou a ser praticado nas praias do Rio na década de 1960 e foi inicialmente batizado "pévolei". Grandes jogadores de futebol profissional, como os tricampeões mundiais Jairzinho e Fontana e o atacante argentino Doval estão entre os primeiros craques a experimentar a nova modalidade.

Ele relata que as primeiras associações e federações estaduais de futevôlei foram criadas na década de 1990. Em 1998, surgiu, em Goiânia, a Confederação Brasileira de Futevôlei (CBFv), que organizou os primeiros campeonatos nacionais oficiais, em que se destacaram jogadores como Renan, Helinho, Dico e Guigui, entre outros. As mulheres começaram a ganhar espaço em 2006, quando a CBFv oficializou o primeiro Campeonato Brasileiro na categoria feminina, em Goiânia. O Futevôlei - arte dos pés à cabeça: é um dos esportes que mais crescem em Goiás e no Brasil, conquistando todas as idades por reunir três paixões dos brasileiros: futebol, praia e voleibol.

"De acordo com a Confederação Brasileira da modalidade, há mais de dois mil praticantes profissionais no País. Já o número de amadores e iniciantes é incontável. Um dos grandes personagens que contribuíram para a ascensão da pratica foi o senador Romário, ex-jogador da seleção brasileira, que trabalha para incluir a atividade no cronograma olímpico. Os benefícios da prática esportiva nos âmbitos da promoção da saúde e bem-estar físico, tal como psicológico e social é de amplo conhecimento público, tendo alcançado um conceito de eficiente mecanismo de inclusão social dentro da sociedade".

Lívia destaca ainda que é importante ressaltar a importância de participação do Poder Legislativo neste processo de reconhecimento desse esporte, garantindo a promoção e desenvolvimento de ações de política pública que estimulem e desenvolvam novas vertentes para o fomento da prática esportiva através do apoio às diferentes modalidades esportivas no Estado de Goiás. "O Futevôlei, por ser um esporte coletivo e colaborativo, traz em sua essência valores como disciplina, cooperação, respeito e valorização às regras, além de proporcionar aumento da autoestima de seus praticantes, resultando em preparar e potencializar o processo de inserção do indivíduo socialmente como cidadão".

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.