Ícone alego digital Ícone alego digital

TV Assembleia coloca no ar história de Solon Amaral, que dá nome a auditório da Casa

19 de Julho de 2018 às 12:44
Crédito: Arquivo de família
TV Assembleia coloca no ar história de Solon Amaral, que dá nome a auditório da Casa
Documentário Deputado Solon Amaral

A TV Assembleia está veiculando uma matéria especial sobre o Auditório Solon Amaral, espaço onde se realizam as reuniões temáticas da Casa e outros eventos políticos e socioculturais. A reportagem, produzida pela jornalista Luciana Martins, pelos cinegrafistas Washington Soares e Elder Loyola, com edição de José Medeiros, mostra a história do político e deputado estadual constituinte Solon Amaral, que morreu em acidente automobilístico em 30 de dezembro de 1990, e em função de sua relevância, deu nome a uma das principais salas de trabalho dos parlamentares. 

A matéria tem depoimentos da esposa Heloisa Amaral, do ex-senador Mauro Miranda (MDB) e de servidores da Assembleia que conviveram com Solon Amaral e acompanharam o trabalho dele como deputado. Heloisa relata detalhes da vida profissional, em família, e principalmente como político, contando um pouco de como ele atuava. "Solon era um conciliador e por isso se saiu tão bem como relator da Constituição Estadual de 1989", conta.

Solon Amaral natural de Anápolis, tendo nascido em 2 de agosto de 1942. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e foi presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE). Foi professor de Direito Administrativo e de Legislação Urbanística por mais de duas décadas na Universidade Católica de Goiás, onde atuou também como chefe da Assessoria Jurídica. Antes de se eleger deputado da 11ª legislatura (1987 a 1991), ele chefiou também a Assessoria Especial do Governo do Estado de Goiás, de 1983 a 1986. Reeleito para novo mandato, que só terminaria em dezembro de 1994, ele morreu aos 48 anos, poucos dias antes de ser empossado.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.