Ícone alego digital Ícone alego digital

Lei Complementar que cria Comitê de Investimento da Goiasprev já está valendo

20 de Julho de 2018 às 09:17

A Lei Complementar nº 143/18, que cria o Comitê de Investimento da Goiás Previdência (Goiasprev), foi sancionada pela Governadoria de Goiás e já está em vigência. A norma acrescenta o art. 26-A na Lei Complementar nº 66, de 27 de janeiro de 2009, que instituiu a autarquia Goiasprev. A matéria havia tramitado na Assembleia Legislativa por meio do processo nº 2305/18, de iniciativa do Poder Executivo.

A nova estrutura terá como principal função acompanhar, fiscalizar e auxiliar na execução da Política de Investimento dos regimes de previdência de que trata esta Lei Complementar, observando e promovendo os princípios de governança, transparência e eficiência na gestão e aplicação dos recursos da Goiasprev.

O comitê será composto 
pelo presidente e por, no mínimo, dois profissionais técnicos lotados na autarquia, que mantenham vínculo com o ente federativo na qualidade de servidor titular de cargo efetivo ou de livre nomeação e exoneração, com certificação profissional comprovada para atuação no mercado financeiro de capitais.

Na justificativa da matéria, a Governadoria argumentou que a criação do comitê adequava o órgão às normas editadas pelo Ministério da Fazenda. "Por outro lado, a Portaria MPS nO519, de 24 de agosto de 2011, publicada no Diário Oficial da União de 25 do mesmo mês e ano, estabelece, em seu art. 3°-A, que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão comprovar à Secretaria de Políticas de Previdência Social (SPPS) que seus RPPS possuem Comitê de Investimentos, participante do processo decisório quanto à formulação e execução da política de investimentos da unidade gestora e dos fundos por ela administrados", argumentou a Governadoria por meio de processo da Secretaria da Casa Civil, subscrito pelo presidente da Goiasprev.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.