Ícone alego digital Ícone alego digital

Representante do CRP-GO critica a falta de políticas básicas da saúde pública

09 de Agosto de 2018 às 10:44

Durante a audiência pública “Proteger e Cuidar É a Forma Mais Bela de Amar”, a representante do Conselho Regional de Psicologia (CRP-GO), Maria Aparecida Alves, criticou a falta de investimento na prevenção da saúde social, da saúde da família e dos distritos sanitários. Segundo ela, é preciso voltar ao básico para melhorar os índices que estão piorando expansivamente.

“Nós estamos em um situação muito crítica na saúde. Eu compartilho com vocês a minha vontade de chorar pela falta do básico na saúde. Quando ficamos sabendo que existem salas de vacinas fechadas é inaceitável. Nós não podemos atribuir culpa às famílias por essa situação. Não podemos atribuir aos técnicos essa culpa. A responsabilidade é do poder público”, falou.

Ela também falou sobre o aspecto psiquiátrico que permeia a questão. “Na questão da saúde mental é importante saber que não existe causa e efeito diretos. Apenas uma causa pode ser determinante, que é a violência. A violência está intimamente ligada à depressão e aos transtornos mentais. É necessário fazer um trabalho de prevenção de violências. Não é só o Caps, mas sim uma cadeia de política, prevenção e tratamento”, afirmou.

A audiência pública, de iniciativa da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), tem lugar no Auditório Costa Lima da Casa de Leis, na manhã desta quinta-feira, 9.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.