Ir para o conteúdo principal

Presidente José Vitti visita reforma do Plenário

A- A+

Presidente José Vitti vistoria obra e diz que reforma do plenário da Casa é mais um legado da atual Legislatura

O presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti (PSDB), visitou na tarde desta quinta-feira, 9, as instalações do Plenário Getulino Artiaga, cuja reforma estará concluída na próxima semana. Na terça-feira, 14, as sessões voltam a ser realizadas no local, onde os deputados e servidores terão maior conforto. A reforma foi necessária para reparar falhas estruturais, principalmente na parte elétrica que foi danificada no último período chuvoso. Vitti disse estar bastante satisfeito com o resultado da reforma, aproveitou para parabenizar os profissionais envolvidos na obra e considerou o investimento como um legado. “É uma conquista da 18ª Legislatura darmos uma maior tranquilidade e comodidade a todos aqueles que nos visitam, sobretudo aqueles que desempenham seu trabalho aqui direta ou indiretamente com os parlamentares”, destacou.

O presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti (PSDB), acompanhado de assessores, como o diretor parlamentar Rubens Sardinha, visitou na tarde desta quinta-feira, 9, as instalações do Plenário Getulino Artiaga, que está em obras desde o início de julho. A ampla reforma do principal espaço do Poder Legislativo Estadual, onde acontecem as sessões plenárias, especiais e de posses de governadores do Estado vai ser concluída até segunda-feira, 13, e voltará a sediar as atividades legislativas da Casa no dia seguinte, terça-feira, 14, com a realização da sessão plenária a partir das 15 horas.

Em entrevista à Agência Assembleia de Notícias, Vitti falou sobre a importância das melhorias implementadas ao longo de mais de um mês de obras. “A primeira impressão é de poder admirar que realmente foi um trabalho muito bem feito. A segunda impressão é de alívio, porque é bom a gente retomar nossas sessões nesse local. Aqui nós temos mais comodidade, facilidade maior de trabalho, tanto para aqueles que nos assessoram durante as sessões quanto para a imprensa. O presidente da Alego disse estar bastante satisfeito com o resultado da reforma, aproveitou para parabenizar os profissionais envolvidos na obra e considerou o investimento como um legado. “É uma conquista da 18ª Legislatura darmos uma maior tranquilidade e comodidade a todos aqueles que nos visitam, sobretudo aqueles que desempenham seu trabalho aqui direta ou indiretamente com os parlamentares”, destacou.

A obra

Com o propósito de reparar falhas estruturais, principalmente na parte elétrica que foi danificada no último período chuvoso, a Assembleia Legislativa realizou uma ampla reforma e adequação nas instalações do Plenário Getulino Artiaga. Os serviços tiveram início no dia 6 de julho, com retirada do carpete, que foi substituído por um novo, e do mobiliário, como cadeiras que foram restauradas. As bancadas onde ficam os 41 deputados estaduais foram substituídas por novas que contemplam acessos para tablet e smartfone. O plenário recebeu também nova iluminação, com lâmpadas de led, que além de promoverem maior luminosidade, promovem economia entre 30% e 40% no consumo de energia elétrica.

A obra de reforma contemplou ainda a substituição do madeiramento que reveste a Mesa Diretora e as tribunas de situação e de oposição que estava danificado pela ação do tempo. Já o revestimento de parte das paredes do plenário, também feito de madeira, foi recuperado. O teto recebeu nova pintura e a base de concreto do piso recebeu melhorias e abertura de canaletas para a passagem de cabeamentos de telefonia, internet e de áudio. Foram adquiridos dois modernos kits de caixas de som e retornos para as tribunas e para a cabine de imprensa.

Na área de informática, as melhorias são significativas. Foram usados mais de mil metros de cabos de rede. O novo cabeamento proporcionou a criação de 32 novos pontos de acesso à internet e telefonia para a Mesa Diretora, equipe de apoio ao plenário, de taquigrafia, imprensa e de assessores parlamentares. O cabeamento do novo painel do plenário, que foi instalado há cerca de quatro meses, sofreu pequenos ajustes dentro do novo layout das instalações elétricas e de transmissão de dados. Outra novidade foi a aquisição de um nobreak, com autonomia de duas horas, que vai funcionar interligado com o gerador de energia, acabando de vez com a possibilidade de quedas de luz no plenário.

A reforma proporcionou mais segurança e comodidade às atividades parlamentares em plenário e à população que acompanha as sessões da galeria da Casa. Há muito tempo o espaço não recebia uma manutenção e havia riscos de acidentes, como curto circuitos elétricos. De acordo com o presidente José Vitti, todas as intervenções eram necessárias, algumas até indispensáveis. Segundo ele, o investimento vai colaborar na otimização e modernização das atividades parlamentares que voltam a ser desempenhadas no Plenário Getulino Artiaga após grande esforço de servidores da Casa.  

Assembleia em Tempo Real

20/02/2019

19:05 - Encerramento das atividades

18:36 - Reforçando a conduta municipalista, Lissauer recebe prefeitos goianos e estreita relação com Palmeiras de Goiás

17:39 - Comissão de Segurança Pública elege delegados para presidência e vice-presidência e encerra trabalhos

17:02 - Comissão Mista é encerrada e dá lugar à de Comissão de Segurança Pública

16:50 - Mista aprova ajustes no Confundeb para continuar viabilizando repasses

16:37 - Humberto Aidar explica trâmites da Comissão Mista

16:20 - Aberta primeira reunião da Comissão Mista da atual legislatura

16:10 - Líder do Governo acerta reunião da Secretária de Economia para discutir projetos

16:03 - Encerrada sessão plenária, deputados seguem para reunião da Comissão Mista

15:49 - No Pequeno Expediente, Delegado Humberto Teófilo pede extinção de auxílios moradia e mudança

15:45 - Lucas Calil também cobra do Governador salários atrasados

15:44 - Alysson Lima justifica proposta de criação de CPI para investigar venda da Celg

15:37 - Adriana Accorsi pressiona Governador a pagar dezembro e luta por restrição do uso de agrotóxicos

15:33 - Henrique Arantes defende necessidade de CPI para investigar Enel

15:25 - Prefeitos de Hidrolândia e Palmeiras acompanham, no Plenário, sessão ordinária desta quarta

15:21 - Com a aprovação do Plenário, Comissão Mista se reúne no Auditório Solon Amaral após fim da sessão

15:20 - Quatro matérias são lidas no Expediente da sessão ordinária de hoje

15:18 - Deputados apresentam matérias e requerimentos na sessão desta quarta-feira, 20

15:02 - Presidente Lissauer Vieira abre sessão plenária desta quarta-feira, 20

14:50 - Karlos Cabral diz que vai distribuir matérias apenas para deputado presente na reunião da Comissão de Finanças

14:40 - Encerrada primeira reunião da Comissão de Finanças da 19ª Legislatura

14:37 - Integrantes da Comissão de Finanças vão discutir vetos ao Orçamento deste ano

14:34 - Convite para secretária de Economia comparecer à Comissão de Finanças é aprovado em reunião

14:08 - Karlos Cabral abre reunião da Comissão de Finanças

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - Palácio Alfredo Nasser - Alameda dos Buritis, 231.
Setor Oeste - CEP: 74115-900 - Tel: (62) 3221-3000. CNPJ: 02.474.419/0001-00.

Carregando...