Ícone alego digital Ícone alego digital

CPI das Universidades

10 de Agosto de 2018 às 07:25
Crédito: Denise Xavier
CPI das Universidades
CPI das Universidades
Comissão Parlamentar de Inquérito, presidida por Talles Barreto, aguarda posicionamento do MEC para finalizar relatório. Estão sendo investigadas possíveis irregularidades no funcionamento de faculdades particulares em Goiás.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Universidades esteve em Brasília-DF na quarta-feira, 8, para entregar ao Ministério da Educação (MEC) mais de 5 mil páginas de documentos. A Comissão aguarda, agora, posicionamento da pasta para finalizar o relatório dos trabalhos.

Uma audiência pública com a presença do secretário de Regulação e Supervisão do MEC seria realizada na Assembleia Legislativa de Goiás na próxima semana, mas o encontro foi adiado devido a troca do titular. A secretaria, que antes era comandada por Henrique Sartori, agora é liderada por Silvio José Cecchi.

No último dia 2, o presidente da CPI, deputado Talles Barreto (PSDB), e o relator, deputado Simeyzon Silveira (PSD), se reuniram com Henrique Sartori, na Capital Federal, no intuito de que os esclarecimentos dados pelo então secretário dessem segurança para a produção de um relatório sem equívocos.

Sartori reconheceu que a CPI das Universidades contribui e agrega valor a todo o trabalho que está sendo realizado pelo MEC no combate a irregularidades na Educação Superior. “Ela colabora nos trazendo a realidade de Goiás e, ao mesmo tempo, cruzando todas aquelas denúncias e levantamento de informações, o que facilita muito o trabalho do Ministério que, nesta situação, parte de um pressuposto com informações já catalogadas”, reconheceu.

O vice-presidente da Comissão, deputado Humberto Aidar (MDB), disse que é imprescindível que o Ministério da Educação seja ouvido para a formulação de um relatório final. Segundo ele, o órgão estabeleceria o seu olhar sobre as situações que foram encontradas nas oitivas realizadas.

Esta CPI foi criada para investigar possíveis irregularidades no funcionamento de faculdades particulares situadas em Goiânia e em outros municípios do Estado. As denúncias estão sendo apuradas desde o dia 11 de abril, data em que convocados e convidados iniciaram fase de depoimentos no Legislativo goiano.

A CPI das Universidades tem, ainda, como membros titulares, Lívio Luciano (Podemos) e Jean Carlo (PSDB). A suplência é ocupada pelos parlamentares Lincoln Tejota (Pros), Luis Cesar Bueno (PT), Wagner Siqueira (MDB), Karlos Cabral (PDT) e Carlos Antonio (PTB).

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.