Ícone alego digital Ícone alego digital

Doação de sangue

10 de Agosto de 2018 às 13:20
Crédito: Carlos Costa
Doação de sangue
Campanha do Hemocentro
Assembleia realiza segunda etapa de campanha de doação de sangue de 2018, em parceria com o Hemocentro. Os doadores podem procurar a unidade móvel na terça-feira, 14, no período de 8 às 16 horas.

Por iniciativa da Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, a Assembleia Legislativa (Alego) promove, na próxima terça-feira, 14, mais uma etapa da campanha “Doe Sangue, ajude a salvar vidas”, desenvolvida em parceria com o Hemocentro Estadual de Goiás Dr. Nion Albernaz (Hemogo). Como de costume, a coleta será realizada em unidade móvel do Hemogo, que ficará estacionada na entrada principal da Alego. Servidores, visitantes e transeuntes interessados em contribuir com as doações devem se dirigir ao local indicado no período compreendido entre às 8 e 16 horas.

A ação, realizada, sistematicamente, na sede desta Casa de Leis, há cerca de quatro anos, vai agora para a sua 12ª edição. Ao todo, são efetuadas, anualmente, três campanhas. Elas são agendadas de forma a respeitar o interstício mínimo de três meses entre as doações, conforme exigência feita pelo Ministério da Saúde, que leva em consideração, sobretudo, casos em que se notificam a existência de doadores habituais. O intervalo corresponde ao tempo que o organismo do doador leva para recompor as suas células sanguíneas. A próxima etapa de 2018 está prevista para ocorrer em novembro.

A cada doação são coletados em média 450 ml de sangue, que correspondem a uma bolsa; além de amostra extra (cerca de 25 ml), que é destinada aos exames de qualificação do material doado. A coleta pode ser fracionada em quatro produtos diferentes, referentes a cada um dos componentes sanguíneos existentes no organismo humano (hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado). Isso significa que, a partir de uma só doação, até quatro pacientes podem ser potencialmente beneficiados.      

Na última etapa da campanha, que ocorreu em abril, foram realizadas 70 coletas, a maior parte delas feitas por doadores que integram o quadro de servidores da Alego. As informações aqui reunidas foram fornecidas pelo diretor de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, médico Marcos Antonio Nogueira. “Nós somos colaboradores do trabalho do Hemocentro. A Assembleia movimenta um público muito grande em suas dependências, daí a importância desta parceria, que tem contribuído, ao longo dos anos, para salvar muitas vidas nesta Capital”, observou.

Ele ainda informa que as doações servem para alimentar os bancos de sangue do Estado, que sofrem constantemente com problemas de desabastecimento. O material coletado destina-se, principalmente, a atender pessoas vítimas de acidentes graves e que, em função disso, são encaminhadas para as emergências de hospitais públicos como o Hugo e o Hugol. Segundo ele, a demanda aumenta, sobretudo, no período referente às festas de final de ano, quando há um salto no número de acidentados.

O diretor também esclarece que outro público que demanda bastante dos bancos de sangue do Estado são os pacientes com diagnóstico de leucemia.

Condições para doação

Alguns pré-requisitos são importantes para quem deseja doar sangue. Dentre eles, pesar no mínimo 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, apresentar um documento de identificação oficial com foto, não ter feito cirurgia e tatuagem recentemente, não ingerir bebidas alcoólicas no dia anterior, não ter fumado nas últimas horas e ter dormido, ao menos, seis horas de sono na noite anterior.

Os trabalhadores que se apresentarem como doadores voluntários têm direito a abono de ponto referente ao dia em que for efetuada a doação, podendo, assim, deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário. O benefício está assegurado pela lei nº 1075 de 27/03/1950. Segundo ela o ato denota serviço de relevante interesse social e compromisso com a Pátria.  

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.