Ir para o conteúdo principal

Campanha do Hemocentro

A- A+

Doação de sangue

Assembleia realiza segunda etapa de campanha de doação de sangue de 2018, em parceria com o Hemocentro. Os doadores podem procurar a unidade móvel na terça-feira, 14, no período de 8 às 16 horas.

Por iniciativa da Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, a Assembleia Legislativa (Alego) promove, na próxima terça-feira, 14, mais uma etapa da campanha “Doe Sangue, ajude a salvar vidas”, desenvolvida em parceria com o Hemocentro Estadual de Goiás Dr. Nion Albernaz (Hemogo). Como de costume, a coleta será realizada em unidade móvel do Hemogo, que ficará estacionada na entrada principal da Alego. Servidores, visitantes e transeuntes interessados em contribuir com as doações devem se dirigir ao local indicado no período compreendido entre às 8 e 16 horas.

A ação, realizada, sistematicamente, na sede desta Casa de Leis, há cerca de quatro anos, vai agora para a sua 12ª edição. Ao todo, são efetuadas, anualmente, três campanhas. Elas são agendadas de forma a respeitar o interstício mínimo de três meses entre as doações, conforme exigência feita pelo Ministério da Saúde, que leva em consideração, sobretudo, casos em que se notificam a existência de doadores habituais. O intervalo corresponde ao tempo que o organismo do doador leva para recompor as suas células sanguíneas. A próxima etapa de 2018 está prevista para ocorrer em novembro.

A cada doação são coletados em média 450 ml de sangue, que correspondem a uma bolsa; além de amostra extra (cerca de 25 ml), que é destinada aos exames de qualificação do material doado. A coleta pode ser fracionada em quatro produtos diferentes, referentes a cada um dos componentes sanguíneos existentes no organismo humano (hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado). Isso significa que, a partir de uma só doação, até quatro pacientes podem ser potencialmente beneficiados.      

Na última etapa da campanha, que ocorreu em abril, foram realizadas 70 coletas, a maior parte delas feitas por doadores que integram o quadro de servidores da Alego. As informações aqui reunidas foram fornecidas pelo diretor de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, médico Marcos Antonio Nogueira. “Nós somos colaboradores do trabalho do Hemocentro. A Assembleia movimenta um público muito grande em suas dependências, daí a importância desta parceria, que tem contribuído, ao longo dos anos, para salvar muitas vidas nesta Capital”, observou.

Ele ainda informa que as doações servem para alimentar os bancos de sangue do Estado, que sofrem constantemente com problemas de desabastecimento. O material coletado destina-se, principalmente, a atender pessoas vítimas de acidentes graves e que, em função disso, são encaminhadas para as emergências de hospitais públicos como o Hugo e o Hugol. Segundo ele, a demanda aumenta, sobretudo, no período referente às festas de final de ano, quando há um salto no número de acidentados.

O diretor também esclarece que outro público que demanda bastante dos bancos de sangue do Estado são os pacientes com diagnóstico de leucemia.

Condições para doação

Alguns pré-requisitos são importantes para quem deseja doar sangue. Dentre eles, pesar no mínimo 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, apresentar um documento de identificação oficial com foto, não ter feito cirurgia e tatuagem recentemente, não ingerir bebidas alcoólicas no dia anterior, não ter fumado nas últimas horas e ter dormido, ao menos, seis horas de sono na noite anterior.

Os trabalhadores que se apresentarem como doadores voluntários têm direito a abono de ponto referente ao dia em que for efetuada a doação, podendo, assim, deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário. O benefício está assegurado pela lei nº 1075 de 27/03/1950. Segundo ela o ato denota serviço de relevante interesse social e compromisso com a Pátria.  

Assembleia em Tempo Real

19/10/2018

18:53 - Encerramento das atividades

18:32 - Alego realiza 32ª edição do Projeto Escola no Legislativo na segunda-feira, 22

17:22 - Escola do Legislativo dá início a curso sobre temas do Direito Público na próxima segunda-feira

16:04 - Francisco Oliveira propõe alteração de Lei que trata sobre frequência do servidor público com deficiência

14:24 - Diego Sorgatto defende Política Estadual Contra as Drogas

13:44 - Projeto defende que idosos tenham preferência em assentos do transporte público

12:43 - Henrique Arantes quer estipular prazo limite para repasse de verba a municípios

11:32 - Escola do Legislativo promove segundo dia de aula da oficina de Excel Básico

10:22 - Karlos Cabral propõe criação de Lei de Incentivo ao Turismo em Goiás

09:19 - Projeto visa proibir pesca com arpão nos rios goianos

07:31 - Projeto prevê campanhas para prevenção e controle da mortalidade infantil no Estado

06:56 - Início das atividades

18/10/2018

19:00 - Encerramento das atividades

18:51 - Mulher responsável por unidade familiar pode ser priorizada em seleção nos programas habitacionais do governo

17:44 - Henrique Arantes propõe mudança na lei que trata de transporte de alunos em Goiás

16:37 - Corais da Alego e da Seduce gravam Hino a Goiânia em homenagem a Capital de Goiás

15:32 - Lincoln Tejota encerra sessão plenária e convoca Comissão Mista

15:23 - Luis Cesar Bueno sugere que campanha presidencial de Bolsonaro propaga notícias falsas

15:17 - Isaura Lemos aponta prática ilegal em campanha de presidenciável do PSL

15:12 - Na tribuna, Dr. Antonio celebra Dia do Médico e diz que garantirá recursos para o Hutrin

15:10 - Deputados apresentam matérias na sessão desta tarde de quinta-feira

15:08 - Apenas uma matéria é lida no Expediente desta quinta-feira

15:04 - Sessão ordinária é aberta no Plenário Getulino Artiaga

14:27 - Álvaro Guimarães encerra reunião da CCJ no Audtório Solon Amaral

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - Palácio Alfredo Nasser - Alameda dos Buritis, 231
Setor Oeste - CEP: 74115-900 - Tel: (62) 3221-3000.

Carregando...