30 anos de Constituição

14 de Agosto de 2018 às 13:23
Crédito:
30 anos de Constituição
Fruto de parceria com a UFG, a Assembleia Legislativa sedia nos dias 21 e 22 de agosto, o Seminário "30 anos da Constituição Federal de 1988". O presidente da Casa, deputado José Vitti (PSDB) participa da abertura do evento.

A Assembleia Legislativa, em parceria com o Programa de Pós-Graduação de Ciência Política da Universidade Federal de Goiás (UFG), promove seminário em homenagem aos 30 anos da Constituição Federal de 1988. Esta parceria com a UFG foi assinada recentemente e estende, inclusive, para que servidores da Casa participem de cursos de pós-graduação.

Na abertura do Seminário estarão presentes o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Vitti (PSDB); o reitor da UFG, Edward Madureira e a diretora da Faculdade de Ciências Sociais da UFG, Izabela Tamasco. O seminário será realizado nos dias 21 e 22, no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa, A abertura , no dia 21, será às 17:30 horas, e no dia 22, quarta-feira, a programação será durante todo o dia.

Logo após a abertura, acontece a conferência "Democracia, instituições políticas e governo no Brasil pós-1988: balanços e expectativas", com participação do escritor e comentarista da rádio CBN, Sérgio Abranches; do professor da Fundação Getúlio Vargas, Carlos Pereira e coordenação da professora Denise Paiva.

O evento vai discutir democracia, instituições políticas, políticas públicas, partidos políticos e os governos do Brasil pós-Constituição de 1988, com renomados doutores de Ciência Política de todo o Brasil.  O seminário contará com Certificado de Horas para os participantes. A organização é das professoras Denise Paiva e Camila Lameirão.

21/08

17:30 – 18:00 – Abertura do Seminário

18:00- Conferência de Abertura: Democracia, instituições políticas e governos Brasil pós 1988: balanços e expectativas.

Sergio Abranches – Dr. em Ciência Política, Cornell University, EUA. Escritor e comentarista da rádio CBN.

Carlos Pereira Dr. em Ciência Política, New School for Social Research, EUA. Fundação Getulio Vargas – RJ.

20:30 - Coquetel

22/08

9:00 - Mesa Redonda: Federalismo, processo decisório e políticas públicas: desafios e perspectivas.

Celina Souza - Dra. em Ciência Política, London School of Economics, Grã-Bretanha. Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Simone Diniz - Dra. em Ciência Política, USP. Universidade Federal de São Carlos.

12:00 às 14:00 - Palestra: Legislativo, partidos políticos e representação: o que temos e o precisamos mudar?

Lúcio Rennó - Dr. em Ciência Política University of Pittsburgh, EUA. Universidade de Brasília e Presidente da Companhia de Planejamento do DF.

16:30 - Encerramento