Ícone alego digital Ícone alego digital

Aberta sessão ordinária no Plenário Getulino Artiaga nesta terça-feira, 14

14 de Agosto de 2018 às 15:00

A sessão ordinária desta terça-feira, 14, foi aberta no Plenário Getulino Artiaga pelo presidente José Vitti (PSDB). Os deputados goianos devem deliberar uma pauta contendo 74 processos legislativos. O Plenário Getulino Artiaga, que teve sua reforma finalizada e volta a sediar as atividades legislativas da Casa.

Todos os processos em pauta para a reunião de hoje contemplam iniciativas parlamentares. São 18 processos em fase de votação definitiva, 6 em fase de primeira votação e 45 projetos de lei com pareceres favoráveis aprovados que estão sendo encaminhados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). A pauta traz também cinco projetos parlamentares com pareceres contrários.

Em fase de segunda discussão e votação destaca-se o Projeto nº 519/17, apresentado pelo deputado Karlos Cabral (PDT), que concede desconto de 1/30 (0,03%) sobre o valor da tarifa mínima mensal de água e esgoto, a cada dia que estes serviços forem interrompidos.

O parlamentar defende que a empresa de Saneamento de Goiás S.A (Saneago) fica obrigada a conceder desconto no valor da tarifa mínima mensal do serviço de água e esgoto, proporcionalmente aos dias de falta de fornecimento de água.

Caso a matéria vire lei, a empresa fornecedora de água e esgoto poderá ser multada em até 3 mil reais por cada cobrança comprovadamente indevida. O montante deverá ser revertido ao Fundo de Saneamento, e às indenizações previstas pelo Código de Defesa do Consumidor.

Outro projeto constante da pauta, este em fase de primeira votação, é o protocolado sob nº 4587/17, de autoria do deputado Henrique Arantes (PTB), que pede a regulamentação de rodeios como prática desportiva e cultural no Estado de Goiás.

A proposta de lei considera rodeio todo e qualquer evento de natureza competitiva profissional ou amadora, e estabelece que a lei estadual regulamentando a atividade no Estado deve seguir a normativa da legislação federal contida nas leis nº 13.364, de 29 de novembro de 2016, nº 10.519, de 17 de julho de 2002 e nº 10.220, de 11 de abril de 2001.

Henrique Arantes justifica que além de ser uma atividade cultural que data dos primórdios do século XIX, o rodeio se faz presente na cultura de vários Estados do Brasil, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil e também se caracteriza como uma prática desportiva. “No Brasil, o maior evento deste gênero é a Festa de Peão de Barretos, no Estado de São Paulo, que chega a reunir anualmente cerca de 1 milhão de pessoas”, destaca.

O parlamentar acrescenta que já existe legislação federal pertinente sobre o assunto, e que apesar de embates de diferentes posicionamentos quanto a legalidade da matéria, o Senado Federal aprovou texto que regulamenta o rodeio, passando a ser reconhecido como “expressão esportivo-cultural pertencentes ao patrimônio histórico-cultural brasileiro de natureza imaterial”.

Sessões Ordinárias

As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.

A população poderá prestigiar a reunião dos deputados estaduais, cujo acesso se dá pela entrada exclusiva a visitantes, localizada na Alameda dos Buritis, 231, Setor Oeste. Os trabalhos podem ser acompanhados ainda, ao vivo, por meio do site da Alego ou pela TV Assembleia, transmitida pelo canal 8 da NET.

Para mais informações sobre as matérias que devem ser apreciadas nesta terça-feira, consulte a pauta prévia.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.