Ícone alego digital Ícone alego digital

Aprovada em 1ª fase matéria de Henrique Arantes que regulamenta rodeios em Goiás

14 de Agosto de 2018 às 15:36

Aprovado em primeira fase de discussão e votação o projeto de lei nº 4587/17, que prevê a regulamentação de rodeios como prática desportiva e cultural no Estado de Goiás. A propositura é de autoria do deputado Henrique Arantes (PTB), e precisa ser aprovada em uma segunda e definitiva fase antes de seguir para sanção governamental.

O artigo 2º da matéria considera rodeio todo e qualquer evento de natureza competitiva profissional ou amadora, e o artigo 3º estabelece que a lei estadual regulamentando a atividade no Estado deve seguir a normativa da legislação federal contida nas leis nº 13.364, de 29 de novembro de 2016, nº 10.519, de 17 de julho de 2002 e nº 10.220, de 11 de abril de 2001.

Henrique Arantes justifica que, além de ser uma atividade cultural que data dos primórdios do século XIX, o rodeio se faz presente na cultura de vários Estados do Brasil, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil e também se caracteriza como uma prática desportiva. “No Brasil, o maior evento deste gênero é a Festa de Peão de Barretos, no Estado de São Paulo, que chega a reunir anualmente cerca de um milhão de pessoas”, destaca.

O parlamentar acrescenta, ainda, que já existe legislação federal pertinente que versa sobre o assunto, e que apesar de embates de diferentes posicionamentos quanto a legalidade da proposição, o Senado Federal aprovou texto que regulamenta o rodeio, passando a ser reconhecido como “expressão esportivo-cultural pertencentes ao patrimônio histórico-cultural brasileiro de natureza imaterial”.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.