Escola do Legislativo oferece oficina de Língua Brasileira de Sinais aos servidores

16 de Agosto de 2018 às 10:33

Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa em parceria com a Diretoria de Comunicação da Casa, promoverá na próxima semana, a Oficina de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O curso será ministrado nos dias 22 e 29 de agosto e 5, 12, 19 e 26 de setembro, às quartas-feiras, totalizando seis encontros, no período matutino, das 8h30 às 11 horas.

O objetivo é oferecer auxílio no desenvolvimento pessoal e profissional do servidor, tendo como foco a inclusão e acessibilidade às pessoas surdas, gerando assim uma melhor qualidade nos serviços prestados à população.

A oficina será ministrada pela professora Vanuzia Maria de Oliveira, pós-graduada em Libras pela Faculdade Padrão, pós-graduada em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e graduada em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC).

Dentre os tópicos contidos no conteúdo programático estão: breve histórico de Sinais, orientações sobre como atender os surdos, conteúdo básico sobre Libras, expressão corporal e facial, alfabeto manual, gramática da Libras, cumprimento, percepção visual, número e numerais, profissão, funções e cargos, ambiente de trabalho, meios de comunicação, família, arvore genealógica, vestuário, alimentação, cultura e comunidades surdas, diálogos contextualizados e topos de frases em Libras.

Ao todo, serão disponibilizadas 30 vagas para os servidores da Alego e servidores públicos de instituições conveniadas. Os interessados podem fazer a inscrição por meio do ramal 3199. As aulas terão carga horária de 18 horas-aula sendo de 45 minutos cada encontro. Ao final do curso, os alunos receberão certificados.

As aulas serão ministradas na sala 1 da Escola do Legislativo. A oficina iniciará no horário previsto, tendo uma tolerância máxima de 15 minutos. Após, será feita a convocação da lista de espera.