Tradição, fé, devoção e alegria marcam a festa Nossa Senhora D’Abadia

15 de Agosto de 2018 às 18:14

Com mais de 150 anos de tradição, encerrou ontem, referente a 2018, a festa em louvor a Nossa Senhora D’Abadia, padroeira da cidade de Montividiu, no Sudoeste Goiano. Os deputados estaduais Lissauer Vieira (PSB) e Jean Carlo (PSDB), acompanhados do prefeito Ademir Guerreiro (PR) e de vereadores da região, marcaram presença na fazenda do devoto Jorge Cruvinel, onde foi montado uma grande estrutura para recepcionar mais de 3 mil fiéis.

Terço, comida típica da roça e no chão batido, debaixo de tendas, o chamado “arrasta pé” animou os devotos da Santa e turistas que foram conhecer de perto o evento que chega em sua 154ª edição. Durante 30 dias, fazendeiros da região se organizam para o recebimento da folia, que percorre a zona rural de Montividiu e municípios vizinhos até o dia 14 de agosto, onde a cada ano um fazendeiro se responsabiliza e, com a ajuda dos devotos, realiza o encerramento do percurso da folia.

“Esse é o sexto ano que participo da festa. Mesmo antes do mandato de deputado já ajudava de alguma maneira na realização do evento. Tenho o pensamento que um povo sem história e sem memória é um povo sem futuro, por isso, respeito, incentivo eventos religiosos e culturais como esse”, afirmou Lissauer Vieira enquanto cumprimentava amigos na multidão de mais de 3 mil pessoas.

História de tradição e fé

A família Peres já habitava na região do Chapadão há muitos anos, quando um novo membro da família chegou ao local. Carlos Barromeu Peres, logo que chegou, adquiriu uma fazenda para se instalar na região. A Fazenda da Tapera era um reduto de oração não só dos Peres como dos fazendeiros do local. A devoção à Nossa Senhora da Abadia crescia cada vez que os moradores se reuniam para rezar e pedir que a santa os protegesse dos ataques indígenas constantes na região. Desde então, Nossa Senhora da Abadia se tornou a padroeira do local.

Diante de tanta devoção, os índios diminuíram os ataques e os moradores atribuíram o milagre à Santa. Para retribuir a graça, os habitantes da região decidiram que todos os anos, até o dia 15 de agosto, seria realizado uma homenagem à padroeira.