Ícone alego digital Ícone alego digital

Campos Verdes poderá receber Polo Goiano de Desenvolvimento Mineral

17 de Agosto de 2018 às 09:10

O município de Campos Verdes, situado na região Norte de Goiás, poderá sediar o Polo Goiano de Desenvolvimento Mineral. A proposta foi apresentada em Plenário, durante sessão ordinária desta quinta-feira, 16, pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Francisco Oliveira (PSDB).

Pela propositura, o Polo Mineral desenvolverá e organizará a formação de mão de obra, produção, transformação e comercialização dos bens minerais na região integrante, por meio das seguintes atividades: fomento à matéria-prima, insumos e exposição dos produtos minerais; desenvolvimento de cursos na formação e especializações para produção artesanal do produto mineral; e ações e projetos de incentivo à produção, lapidação e comercialização de pedras preciosas, artesanatos, joias e bijuterias.

A matéria também prevê que a base de cálculo tributário incidente nas operações no Estado de Goiás referentes às saídas internas e interestaduais de esmeraldas, subprodutos de esmeraldas e minérios como a biotita talco xisto, tenha alíquota de ICMS equivalente a 5%.

O parlamentar explicou que a iniciativa partiu de uma reivindicação da prefeitura da cidade, que encontrou declínio da mineração e, portanto, ruptura do emprego formal e baixa na arrecadação municipal. 

Para Francisco Oliveira, a única maneira de alavancar o comércio da mineração em Campos Verdes é criar um Polo Mineral com incentivos do Governo. “Dentro daquele município que tem uma determinada vocação, o Estado tem a obrigação de dar incentivos. Essa é a forma mais prática de gerar emprego e renda na cidade e região”, afirmou.

O projeto será encaminhado para análise da Comissão de Minas e Energia e, também, à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para fins de relatoria. Se aprovado, precisará ser apreciado em dois turnos de votação do Plenário, antes de seguir para sanção governamental.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.