Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputados são favoráveis a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos

17 de Agosto de 2018 às 11:29

A maioria dos deputados estaduais se posiciona favorável à aprovação da proposta de Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pnara), prevista no Projeto de Lei 6670/16, em tramitação na Câmara Federal, e que pretende examinar as isenções fiscais dadas aos pesticidas no Brasil. A ideia surgiu em debate realizado na terça-feira, 3, a pedido do deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), presidente da comissão, que entende ser necessário fortalecer as alternativas agroecológicas.

Manifestaram-se favoráveis à aprovação da Pnara os deputados Francisco Jr. (PSD), Carlos Antonio (PTB), os petistas Luis Cesar Bueno e Delegada Adriana Accorsi, Karlos Cabral (PDT), Isaura Lemos (PCdoB), Bruno Peixoto (MDB) e Talles Barreto (PSDB). Todos entendem que a propositura é inteligente e oportuna, porque esse é o momento de reduzir isenção fiscal a agrotóxicos para incentivar a produção orgânica. Enfatizam que a proposta está em linha com as diretrizes defendidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com base no direito humano à alimentação adequada.

Francisco Jr. que relatou e comandou a aprovação da Lei nº 19.423,  que regulamenta o uso de agrotóxicos em Goiás, afirmou que o Estado está na vanguarda da proteção dos agricultores que lidam com uso dos defensivos agrícolas, bem como dos consumidores e do meio ambiente, mas que a legislação federal pode, sim, ser melhorada.

Falta incentivo

O parlamentar Francisco Jr. diz que produtores utilizam agrotóxicos porque não há incentivo nem assistência técnica que favoreçam outras práticas. “É natural que se estiverem disponíveis, os produtores vão preferir os orgânicos, que são mais eficientes e mais baratos.”

Carlos Antonio, defensor do desenvolvimento sustentável, disse que já está mais que comprovado que o uso de agrotóxicos é prejudicial à saúde, tanto de quem lida com a produção dos alimentos, como do consumidor. “Temos, sim, que buscar alternativas agroecológicas, por isso sou pela aprovação da Pnara, até porque não é possível entender a insistência em usar produtos que a sociedade não quer mais. Os orgânicos são a tendência mundial, ninguém deveria brigar contra”, ressaltou o parlamentar trabalhista.

É digno de registro que vários deputados estaduais já apresentaram projetos de lei na Alego, disciplinando o uso de agrotóxicos e incentivando a agricultura familiar.

Orgânico é mais saudável

O consumo de produtos orgânicos tem sido incentivado nos últimos anos. Enfatiza-se, nesse sentido, a importância de se cultivar produtos em casa, sem uso de agrotóxicos, o chamado "jardim vital", até mesmo em janelas, varandas e coberturas, para que a família tenha sempre à mão uma diversidade de alimentos frescos e condimentos livres de agentes químicos danosos à saúde.

Especialistas falam, também, da importância de um jardim didático que, segundo eles, proporciona a oportunidade e compreensão das plantas para o equilíbrio do ecossistema e para um maior conhecimento das crianças, que precisam saber que o que consomem não vem diretamente da prateleira do supermercado.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.