Ícone alego digital Ícone alego digital

Profissionais de comunicação da Alego participaram de seminário no TRE nesta 6ª-feira

17 de Agosto de 2018 às 18:45

Profissionais da Agência de Notícias e da TV Assembleia participaram, na tarde da última sexta-feira, 17, do “Seminário Eleições em Pauta”, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO). Durante toda a tarde os participantes receberam informações e esclarecimentos sobre as atualizações relativas aos temas eleitorais que serão aplicados já no pleito de 2018. A programação do evento incluiu a realização de quatro palestras ministradas no auditório do órgão que tem sede  na Praça Cívica, Centro de Goiânia.

A abertura do evento contou com as presenças do Presidente do TRE/GO, Des. Carlos Escher, e do Diretor-Geral, Wilson Gamboge, que, além de dar as boas vindas aos participantes, também esclareceram questões relacionadas aos serviços prestados pelo órgão.

Escher citou o conjunto de normas eleitorais que devem ser observadas para se garantir o justo processo legal dentro do pleito de 2018. “É obrigação nossa seguir o rigor da Lei. E para isso, o TRE está preparado para dar uma resposta, à altura, ao eleitor goiano, de modo que nessas eleições do dia 7 e, se necessário, na do dia 21 de outubro, transcorram dentro da legalidade e sem maiores dificuldades para todos que nela vão atuar. São milhares de pessoas, entre mesários, chefes de cartórios, fiscais, imprensa, um batalhão de gente que está comprometido nessa jornada. E espero que esse evento de hoje possa trazer luz e clareza, já que o princípio da transparência sempre foi observado nesta Côrte”, ponderou.  

Gamboge ressaltou, por sua vez, a importância do trabalho colaborativo entre a imprensa e a Justiça Eleitoral, fundamental para se assegurar a transparência e a democracia nas eleições. “Estamos felizes com a vinda daqueles que nos ajudam a deixar as eleições mais claras para o eleitor. Sem a imprensa seria muito difícil para que nós, com a estrutura que temos, conseguíssemos esclarecer todas as dúvidas do processo eleitoral. Nessa logística, nós temos quase 2,5 mil locais de votação em todo o estado e mais ou menos 15 mil urnas eletrônicas a serem distribuídas para que cada eleitor, desde o sul do estado até a longínqua São Domingos, a comarca mais longe de Goiânia, exerça o seu direito de votar, garantindo, assim, a soberania popular”, avaliou.

Estatísticas

Segundo informações divulgadas pelo TRE/GO, para o pleito de 2018, Goiás concorre, ao todo, a 62 cargos eletivos, sendo um à Presidência da República, um a Governador do Estado, dois ao Senado Federal, 17 a Deputados Federais e 41 a Deputados Estaduais. Eles estão entre as opções que deverão arrebanhar os votos dos quase 4,5 milhões de eleitores goianos.

Dentre as novidades do pleito deste ano, está a aprovação da Resolução 23.562/2018 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela permitiu que 185  transexuais e travestis cadastrassem seus respectivos nomes sociais junto à Justiça Eleitoral em Goiás. Outra evolução alcançada, refere-se à universalização do sistema biométrico de coletas digitais, que estará presente em todos os 246 municípios goianos nas votações do dia 7 de outubro.

Palestras

A primeira palestra foi apresentada pelo assessor de comunicação do TRE/GO, Brazil Nunes, que discorreu sobre assuntos relacionados à cobertura das eleições de 2018. Ele esclareceu ainda que todo material entregue durante o seminário está disponível ao público em geral em publicações divulgadas no portal do TRE/GO. E informou também que no próximo dia 23, às 9h, o órgão divulgará o tempo que será concedido à cada uma das coligações para a propaganda eleitoral na televisão. Para ter acesso à íntegra do calendário eleitoral 2018, ver matéria divulgada no portal da Alego na última sexta-feira, 17.

No segundo momento, Dory Gonzaga tratou  de tema referente à segurança das urnas e aplicativos. A seguir, foi a vez de Tatiana Zanine falar sobre as novas regras para o financiamento de campanha. Por fim, o assessor jurídico do órgão, Alexandre Azevedo, pontuou tópicos relativos às permissões e interdições referentes à propaganda eleitoral que foram impostas pela nova legislação vigente.  


Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.