Ícone alego digital Ícone alego digital

Matéria que implementa cartão eletrônico para deficientes no transporte coletivo está na pauta da Alego

20 de Agosto de 2018 às 11:59

Com parecer favorável da CCJ destaca-se na pauta desta terça-feira, o Projeto nº 4097/17, apresentado pelo deputado Paulo Cezar Martins (MDB), que torna obrigatória a implementação de cartão eletrônico para acesso de pessoas com deficiência no serviço público de transporte coletivo em Goiás.

A propositura estipula um prazo de cinco anos para que as empresas de ônibus ofereçam veículos que tenham piso rebaixado para o acesso dos portadores de deficiência física ou de mobilidade reduzida por meio do bilhete eletrônico. A proposta considera pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreias, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Segundo Paulo Cezar Martins, o cartão magnético que se pretende instituir colocaria fim ao sofrimento de muitos usuários do transporte coletivo, que às vezes, dependem da boa vontade do motorista para o acesso aos ônibus. Ao justificar o projeto o deputado destaca que, com a implementação do cartão eletrônico, não será necessário todo o procedimento, que é demorado e desgastante para todas as pessoas deficientes que utilizam o transporte coletivo. "Por meio dessa nova forma de acessibilidade, o procedimento passa a ser mais rápido, sem necessidade de motorista descer e fazer toda a assistência, desde o ligamento da chave, até que o cadeirante suba. Ao inserir seu cartão, a pessoa com deficiência terá rampa automaticamente projetada para seu acesso.”

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.