Ícone alego digital Ícone alego digital

Farricocos são destaque da Semana do Folclore na Alego

21 de Agosto de 2018 às 09:55

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) receberá, entre hoje, 21, e quinta-feira, 23, uma exposição de manifestações típicas em alusão a Semana do Folclore goiano. A programação será aberta hoje, às 14 horas. Dentre as atrações, servidores do Legislativo poderão contemplar a história das Cavalhadas, Folia de Reis, Congadas, Festas do Divino e dos Farricocos que integram a Procissão do Fogaréu.

Em entrevista à Agência Assembleia de Notícias, o presidente da Organização Vilaboense de Artes e Tradições (Ovat), Rodrigo Passarinho, explicou que a organização é a grande mantenedora de todas as tradições e artes culturais da cidade de Goiás. Dentre elas, a Procissão do Fogaréu que tem ampla repercussão em todo o mundo.

Fundada em 1965, a Ovat tem atuado na cidade de Goiás, localizada a 148 quilômetros da capital goiana, em prol do resgate da cultura local. Quanto à Procissão, Passarinho destaca, orgulhosamente, a ampla repercussão na mídia nacional e internacional. “Estamos em quase todos os canais, inclusive nos internacionais, e isso é muito gratificante. Acredito que essa seja uma forma de difusão não só da cidade, mas da nossa gastronomia, dança, literatura, música e todos os outros tipos de manifestação artística.”

Segundo Passarinho, a Procissão do Fogaréu é uma das maiores expressões do folclore brasileiro, por isso, a organização trabalha com tanto empenho para manter viva as tradições do Estado. “Temos sempre um grande carinho e cuidado em manter essa essência e tradição oral que é passada de geração para geração. Não queremos que ela se modifique ao longo dos anos e se torne uma coisa comum para o nosso povo”, destacou.

Quanto à exposição que ocorrerá no saguão do Legislativo, ele lembra que essa será a primeira realizada exclusivamente com farricocos. “Faremos exposição de suas vestimentas, tochas, tambores e todos os outros itens que compõem o movimento. As roupas que serão expostas são peças confeccionadas pela Ovat em 1965, ou seja, têm mais de 50 anos de tradição e envolvimento com as celebrações.”

Tradição

A Procissão do Fogaréu dá vida aos soldados romanos que saem em busca da figura de Jesus Cristo pelas ruas da cidade. A celebração tem início à meia-noite de todas as Quintas-feiras Santas. A iluminação pública é completamente desligada e as ruas são tomadas por figurantes mascarados, descalços e munidos de tochas e tambores. Turistas, moradores e fiéis acompanham a celebração que marcha em direção à Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Ao todo, a organização conta com um total de 65 membros ativos. Os farricocos são pessoas voluntárias de Goiás e outros Estados. Com a exposição no Legislativo, Passarinho espera agregar valor e difundir a cultura para toda a sociedade.

Rodrigo Passarinho conta que, apesar de a cerimônia ser organizada pela Ovat há mais de 50 anos, ela é realizada desde o ano de 1745. Além dela, a organização também é responsável por todas as outras celebrações que são realizadas em alusão a Semana Santa na cidade de Goiás, dentre elas o Canto do Perdão, Missa de Lava-pés, Procissão do Senhor Morto e outras.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.