Ícone alego digital Ícone alego digital

Exposição 100% Nativos acontece na próxima semana

21 de Setembro de 2018 às 18:45
Crédito: Divulgaçào
Exposição  100% Nativos acontece na próxima  semana
Exposição 100% Nativos

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) vai promover uma interessante mostra de fotografias na última semana deste mês de setembro e primeira semana de outubro. Trata-se da exposição “100% Nativos”, com início no dia 25, prosseguindo até o dia 5 de outubro. A mostra terá lugar no saguão da Casa de Leis, com flagrantes das etnias Avá Canoeiro (GO), Kaipó Mêbêngokre (PA), Yawalapiti (Xingú) e Karirí (DF) durante evento indígena no Memorial Serra da Mesa, no município goiano de Uruaçu. 

Dentro do projeto Terça Cultural serão expostas 20 imagens produzidas pelo fotojornalista João Carlos Barreto. Ele informa que o evento é realizado todos os anos em comemoração ao Dia do Índio, que é celebrado em 19 de abril. “O nome da exposição, 100% Nativos, é uma forma de lembrar que todos nós somos imigrantes. Os índios é que são os nativos”, explica o fotógrafo.

Mudança de visão

O evento reúne representantes desses povos e é considerado um dos mais relevantes entre os indígenas nativos e a juventude urbana no Centro-Oeste brasileiro. O público é formado, em sua maioria, por estudantes que pouco conhecem da cultura e da realidade de vida deles.

João Carlos afirma que essa reunião no Memorial Serra da Mesa é uma chance para que o cidadão mude sua visão sobre a cultura indígena. “Esse evento é uma forma de divulgar o trabalho e a cultura indígena. É uma ocasião única para que os índios mostrem sua cultura e, dessa forma, ganhem a simpatia da nossa cultura. Muitas pessoas que fazem piadinhas ou criticam os povos indígenas, após esse evento, mudam suas percepções”, destaca.

O fotojornalista ainda ressalta que essa interação entre as culturas gera cidadãos melhor informados e mais receptivos as novidades históricas, resultando no respeito às suas diferenças e conscientização das convergências. “Com esses eventos, os povos indígenas mantêm ativa suas tradições e cultura.”

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.