Na Alego, autoridades do meio ambiente discutem Projeto Planos Municipais da Mata Atlântica

13 de Setembro de 2018 às 12:19
Crédito: Carlos Costa
Encontro para lançamento do Projeto Planos Municipais da Mata Atlântica

Foi realizado na manhã desta quinta-feira, 13, o encontro de lançamento do Projeto Planos Municipais da Mata Atlântica (PMMA), no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Estiveram presentes autoridades ligadas ao meio ambiente para discutir a implementação do Plano que visa dar suporte a diversas prefeituras de todo país.

Ao todo, serão promovidos 17 encontros em diferentes Assembleias Legislativas do País. Os responsáveis têm apoio das Frentes Parlamentares Ambientalistas e atores públicos do Executivo, Legislativo, Ministério Público, ONGs e outros. Ao decorrer da programação os participantes poderão discutir ações estratégicas conjuntas para a implantação desse instrumento de planejamento integrado e participativo dos municípios.

Para a consultora da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Marina de Oliveira, os municípios necessitam de planejamentos territoriais que considerem a sua biodiversidade. “Dessa forma, será possível garantir a prestação de serviços ambientais que são fundamentais para a qualidade de vida de suas populações. Nesse sentido, viemos trazer a oportunidade de capacitação para que tenham maior atuação na definição de prioridades voltadas à essas áreas e, principalmente, no monitoramento de implementação desse instrumento.”

O presidente da Federação Nacional dos Conselhos de Meio Ambiente (Fecondema), Carlos Alexandre Silva, em entrevista à Agência Assembleia de Notícias, ressaltou que esse planejamento é fundamental tendo em vista que o Estado possui 26 municípios com bioma da Mata Atlântica.

“O Plano Municipal de Biodiversidade engloba também o Cerrado, o Chaco e outros biomas presentes na realidade do Estado de Goiás. É fundamental ter planos como esse para que possamos programar ações efetivas de recuperação, manutenção e conservação de toda a biodiversidade que não só envolve a área verde, mas também toda a fauna desse ecossistema”, pontuou Carlos Alexandre.

A iniciativa é da Anamma com a Organizações das Nações Unidas Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente). Durante o evento, a mesa foi composta pela consultora da Anamma Nacional e diretora da Marimar, Mariana de Oliveira; pelo superintendente de proteção ambiental e unidades de conservação da Secima, Luciano Henrique de Moura; pelo presidente da Fecondema, Carlos Alexandre Silva; o diretor de mobilização da SOS Mata Atlântica, Bellô Monteiro; o presidente estadual da Anamma Centro-Oeste, Ezízio Alves; e, por fim, o representante do gabinete do deputado Simeyzon Silveira (PSD), assessor Carlos Freitas.