Professor da UFG explica para servidores da Alego detalhes do edital do mestrado em Direito Público

14 de Setembro de 2018 às 09:20

Coordenador do mestrado em Direito e Políticas Públicas da Universidade Federal de Goiás, o professor doutor Saulo de Oliveira Pinto Coelho vai esclarecer dúvidas sobre o edital de seleção discente do programa de pós-graduação nesta sexta-feira, 14, às 16 horas, na Escola do Legislativo. A reunião, originalmente prevista para a última quarta-feira, foi adiada para sexta-feira. O convênio firmado pela Assembleia Legislativa com a UFG prevê a reserva de quatro vagas para servidores efetivos do Parlamento Goiano.

Democratizar o acesso da população goiana aos conhecimentos produzidos no âmbito do Poder Legislativo estadual e contribuir para a qualificação profissional de seu quadro de servidores são alguns pontos defendidos com veemência pela atual gestão da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Os interessados em participar do processo seletivo devem ficar atentos ao período de inscrição, que ocorrerá, de forma presencial, entre os dias 3 e 18 de setembro próximo, das 14 às 18 horas, na sede do Programa, no Setor Universitário.

O candidato deverá entregar seus respectivos projetos de pesquisa, incluindo cópias atualizadas do Currículo Lattes, além de vários documentos pessoais. Para saber com detalhes quais os requisitos necessários, os interessados devem ler com atenção o edital da seleção. A reunião com o coordenador do mestrado servirá para esclarecer os pontos do edital.

O secretário geral da Escola do Legislativo, Marco Túlio Teixeira dos Santos, informa que este convênio terá vigência de três anos, ao final dos quais 12 servidores da Casa serão formados no âmbito do presente programa. "Esta parceria reflete uma preocupação da Diretoria-Geral da Assembleia em capacitar os seus funcionários para o melhor atendimento à sociedade. Esse investimento deverá repercurtir, posteriormente, no compromisso dos beneficiados com a multiplicação da formação recebida aos demais servidores da Casa, sejam eles efetivos ou comissionados", esclarece.

Para ser aceito no Programa, o candidato deverá passar por cinco etapas classificatórias e eliminatórias. A primeira, trata de análise do projeto de pesquisa. A segunda, de exame de língua estrangeira, que poderá ser realizada em um dos seguintes idiomas a escolher: inglês, francês, espanhol ou italiano. A terceira, envolve teste para averiguar conhecimentos específicos na área de atuação do mestrado. A quarta refere-se à sustentação oral do projeto apresentado. E a última, por sua vez, trata da avaliação do Currículo Lattes.

Demais parcerias

A parceria da Alego com a UFG tem rendido frutos que vão desde ações pontuais, como lançamento de livros, seminários e produção de reportagens televisivas, até projetos de caráter mais permanente. Dentre estes últimos, três merecem particular destaque.

Memorial do Legislativo - Projeto destinado à recuperação e constituição de acervo digital referente à memória do Legislativo Goiano. Envolve textos, fotos, publicações impressas e reportagens audiovisuais.

Politizar - Projeto de extensão da UFG, por meio do qual jovens goianos, a maioria universitários, ocupam, por uma semana, a sede do Parlamento Goiano, simulando, com total fidedignidade, os principais ritos processuais que envolvem os trabalhos legislativos no Estado. Neste ano de 2018, foi realizada a terceira edição do programa.

Especial 30 anos da Constituição Federal - Produção, assinada pela TV da Casa, que reúne série histórica com depoimentos de parlamentares goianos que participaram da última constituinte nacional. Além dos documentários, que já estão sendo veiculados pela TV Assembleia, a iniciativa irá se desdobrar ainda em outras produções a serem lançadas em breve. Dentre elas estão previstas a confecção de hotsite e a publicação de livro sobre o assunto. Na sequência, nova edição do projeto deverá reunir produções similares sobre os 30 anos de promulgação da Constituição do Estado de Goiás, que será comemorado no próximo ano.