Ícone alego digital Ícone alego digital

Servidores da Alego recebem orientações para inscrição em seleção de mestrado da UFG

14 de Setembro de 2018 às 18:28
Crédito: Denise Xavier Lemes
Servidores da Alego recebem orientações para inscrição em seleção de mestrado da UFG
Reunião com UFG sobre Mestrado Profissional

A Escola do Legislativo da Assembleia (Alego) recebeu, na tarde desta quarta-feira, 14, a visita do coordenador do mestrado em Direito e Políticas Públicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor doutor Saulo de Oliveira Pinto Coelho. Ele esteve reunido com público de servidores efetivos da Casa interessados em pleitear uma das quatro vagas, a eles exclusivamente reservadas, mediante o convênio firmado, neste ano, entre o referido programa de pós-graduação e a Alego.

Saulo aproveitou ainda a ocasião para esclarecer as dúvidas dos possíveis candidatos a respeito do processo de seleção organizado pela Faculdade de Direito da UFG, da qual é também vice-diretor. Um requisito importante é que somente servidores efetivos podem pleitear as vagas reservadas à Alego no edital do programa. Outra exigência apontada é que o interessados tenham bacharelado em direito ou em área de trabalho afim ao foco do programa, qual seja: a regulação de políticas públicas.

E apresentou um exemplo para melhor esclarecer a questão. “Pode até ser um engenheiro, desde que ele tenha uma expertise ou experiência de trabalho voltada para as políticas públicas. Normalmente, um engenheiro do trabalho na Assembleia, que tem a sua atuação voltada para a construção de projetos de lei nessas áreas de infraestrutura, provavelmente será atendido pelo programa”, explicou o coordenador.   

Saulo informou que a parceria com a Alego destina-se a trazer de volta para a universidade e para a pesquisa científica profissionais que já tem larga experiência nas suas respectivas áreas de trabalho. “Com isso, nós acreditamos que vamos reduzir não só o abismo que às vezes se constrói entre a ciência e a prática, mas vamos trazer, de fato, resultados úteis para a sociedade goiana, por meio da capacitação científica dos profissionais aqui da Assembleia, incrementando a alta qualidade que eles já possuem”, pontuou.

Dentre os interessados em concorrer a uma das vagas destinadas à Alego estava o servidor Fábio Estevão Marchetti, procurador da Casa. Especialista em Direito e Políticas Públicas, ele disse que participar do programa o ajudará a melhorar o seu desempenho frente à função que atualmente exerce no âmbito do Poder Legislativo goiano.

“Essa iniciativa é muito importante, porque possibilita que servidores possam ampliar seus conhecimentos, o que é bastante positivo. A nossa resolução tem essa previsão que fala do dever constante do servidor em buscar o seu aperfeiçoamento. E a Alego, através dessa parceria com a UFG, está implementando essa ferramenta”, observou.

Em sua fala, Marchetti faz referência à Resolução 1.073/01 da Alego, que, entre os seus artigos 277 e 281, aborda questões pertinentes ao incentivo ao aperfeiçoamento e à especialização dos servidores da Casa. Para atender especificamente os compromissos assegurados nos citados dispositivos legais, é que se firmou, então, o convênio tratado na presente matéria.

Na prática, tal determinação implicará no repasse da Alego ao programa de pós-graduação da UFG de recursos no valor de R$ 465.642,54 (quatrocentos e sessenta e cinco mil, seiscentos e quarenta e dois reais e cinquenta e quatro centavos). Eles serão destinados a custear as despesas referentes à reserva de vagas requeridas para formação de 12 (doze) servidores efetivos da Casa, durante os processos de seleção que serão realizados entre os anos de 2018 e 2020. Os servidores aprovados integrarão as turmas de 2019, 2020 e 2021 do referido mestrado. Em cada uma delas serão destinadas as mesmas 4 (quatro) vagas inicialmente apresentadas.

Além dos benefícios referentes à aprimoração dos conhecimentos, os servidores que lograrem obter o diploma de conclusão do referido mestrado poderão contar ainda com gratificação de 30% sobre os seus respectivos vencimentos, que é a porcentagem adicional legalmente prevista para essa categoria de qualificação profissional.  

A seleção para as turmas de 2019 já se encontra em andamento, e as inscrições serão encerradas na próxima terça-feira, 18. O edital, que contém todas as informações referentes ao processo seletivo, pode ser acessado na página oficial do programa. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.