Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto contra a violência obstetrícia é submetido à sanção do Governador

09 de Outubro de 2018 às 11:19

A Assembleia Legislativa já enviou para sanção do governador José Eliton (PSDB) o Projeto n° 2186/18, que foi aprovado em definitivo pelo Plenario no mês passado. A matéria, de autoria do deputado Carlos Antonio (PTB), institui o Dia Estadual de Prevenção e Combate à Violência Obstetrícia.

Caso seja sancionada, a nova lei fixará no calendário do Estado o dia 31 de março para a Prevenção e Combate à Violência Obstetrícia. Segundo a matéria, o objetivo é divulgar informações a respeito do tema para a população e conscientizar as mulheres sobre seus direitos e formas de denúncia e combater a violência obstétrica, através da difusão de conhecimento e atividades de conscientização.

O dia 31 de março foi escolhido por conta de um fato ocorrido neste dia, no Rio Grande do Sul, quando uma grávida de 42 semanas foi obrigada, por uma medida coercitiva, a realizar uma cesariana contra sua vontade. O parlamentar disse que um caso desse, em que a mulher, contra a sua vontade, foi submetida a uma cesariana, demostra que as mulheres ainda não têm autonomia no processo de parto. "Assim, o projeto de lei busca esclarecer e garantir os direitos das gestantes na assistência pré-natal, parto e pós-parto, e combater a violência obstétrica no estado de Goiás”, afirmou Carlos Antonio.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.