Ícone alego digital Ícone alego digital

Marlúcio Pereira propõe criação de Cadastro de Sangue para incentivar doações

19 de Setembro de 2018 às 12:52

Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) a proposta de Lei nº 4068/18 que prevê o incentivo a doação de sangue em Goiás. A autoria do projeto é do deputado estadual Marlúcio Pereira (PRB).

De acordo com o texto da matéria, será criado o Cadastro Estadual de Sangue com o intuito de englobar em sua base de dados todos os sangues coletados em hemocentros e bancos de sangue dos hospitais de Goiás para controle e distribuição.

Para os doadores regulares de sangue, a proposta assegura o pagamento de meia entrada, em todos os locais públicos de cultura, esporte e lazer mantidos pelas entidades e órgãos das administrações direta e indireta do Estado. “O doador deve comprovar ter feito pelo menos 3 doações de sangue nos últimos 12 meses”.

Marlúcio Pereira explica que o objetivo da propositura é proporcionar um benefício que incentive o doador de sangue a se fidelizar, ou seja, criar o hábito de doar sangue continuamente. “Todos sabemos destas dificuldades e as tímidas campanhas publicitárias que não tem atingido sua finalidade”, tratou.

O parlamentar ressalta que, apesar das inúmeras tentativas de se criar um substituto para o sangue, a substância ainda não pode ser produzida industrialmente. “Diariamente, milhares de pessoas precisam de sangue. Sem sangue, a saúde entra em colapso. Não é tarefa fácil manter os estoques. Por isso, cabe a cada um de nós pensar de que maneira um gesto espontâneo como esse pode mudar para sempre a vida de alguém”, finalizou.

A proposta foi encaminhada às Comissões Técnicas para apreciação.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.