Ícone alego digital Ícone alego digital

Executivo veta artigos da lei que institui a Semana Estadual da Economia Solidária

24 de Setembro de 2018 às 10:38

O governador José Eliton (PSDB) vetou os artigos 4º e 5º de autógrafo referente a projeto do deputado Humberto Aidar MDB), que institui a Semana Estadual da Economia Solidária. Em expediente ao presidente da Alego, deputado José Vitti (PSDB), o chefe do Executivo expõe as razões do veto.

Dispõe o Art. 4º: “A Semana Estadual de Economia Solidária será desenvolvida por meio de ações educativas, culturais e informativas, especialmente palestras e seminários sobre capacitação e gestão de empreendimentos solidários, divulgadas especialmente nos meios de comunicação. Parágrafo único: As ações serão desenvolvidas nos estabelecimentos da rede pública estadual, assim como nos parques, praças e demais logradouros públicos”.

O Art. 5º reza: “As despesas decorrentes da aplicação desta Lei ocorrerão à conta da dotação constante do Orçamento-Geral do Estado, nos termos do art. 3º da Lei Complementar nº 112, de 18 de setembro de 2014”.

A Procuradoria-Geral do Estado recomendou o veto aos dispositivos em destaque por ofensa ao art. 37, XVIII, “a”, da Constituição Estadual, uma vez que dispõem sobre a adoção de providências que se adotarão para a realização da política pública pretendida, com a atribuição de tarefas e funções/competências a serem cumpridas por agentes da administração estadual, gerando despesas.

O veto tramita na Casa com o nº 4193/18, e encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça aguardando relatório. Por outro lado, o Governo do Estado, através da lei nº 20.273/18, instituiu a Semana Estadual da Economia Solidária, a ser realizada anualmente, na semana do Dia Nacional da Economia Solidária (15 de dezembro).

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.