Ícone alego digital Ícone alego digital

Abertura da exposição fotográfica "100% Nativos" acontece nesta terça-feira

25 de Setembro de 2018 às 08:50
Crédito: Divulgaçào
Abertura da exposição fotográfica  "100% Nativos" acontece nesta terça-feira
Exposição 100% Nativos

A abertura da exposição de fotografia “100% Nativos” será realizada hoje, às 14 horas, no Saguão Interno da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), dentro do projeto Terça Cultural. Serão expostas 20 imagens produzidas pelo fotojornalista João Carlos Barreto. A mostra se estenderá até o dia 5 de outubro próximo.

A exposição traz flagrantes das etnias Avá Canoeiro (GO), Kaipó Mêbêngokre (PA), Yawalapiti (Xingú) e Karirí (DF) durante evento indígena no Memorial Serra da Mesa, no município goiano de Uruaçu.

João Carlos Barreto informa que o evento é realizado todos os anos em comemoração ao Dia do Índio, que é celebrado em 19 de abril. “O nome da exposição, 100% Nativos, é uma forma de lembrar que todos nós somos imigrantes. Os índios é que são os nativos”, explica o fotógrafo.

Mudança de visão

O evento reúne representantes desses povos e é considerado um dos mais relevantes entre os indígenas nativos e a juventude urbana no Centro-Oeste brasileiro. O público é formado, em sua maioria, por estudantes que pouco conhecem da cultura e da realidade de vida deles.

João Carlos afirma que essa reunião no Memorial Serra da Mesa é uma chance para que o cidadão mude sua visão sobre a cultura indígena. “Esse evento é uma forma de divulgar o trabalho e a cultura indígena. É uma ocasião única para que os índios mostrem sua cultura e, dessa forma, ganhem a simpatia da nossa cultura. Muitas pessoas que fazem piadinhas ou criticam os povos indígenas, após esse evento, mudam suas percepções”, destaca.

O fotojornalista ainda ressalta que essa interação entre as culturas gera cidadãos melhor informados e mais receptivos às novidades históricas, resultando no respeito às suas diferenças e conscientização das convergências. “Com esses eventos, os povos indígenas mantêm ativas suas tradições e cultura”.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.