Ícone alego digital Ícone alego digital

Saguão do Legislativo recebe exposição fotográfica "100% Nativos"

25 de Setembro de 2018 às 17:12
Crédito: Carlos Costa
Saguão do Legislativo recebe exposição fotográfica "100% Nativos"
Exposição 100% Nativos Fotos João Carlos Barreto

Foi aberta na manhã desta terça-feira, 25, no saguão da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), a exposição realizada pelo jornalista João Carlos Barreto, intitulada “100% Nativos”. As fotografias de sua autoria reforçam aspectos oriundos da cultura indígena brasileira. Quanto ao título da exposição, Barreto assegura que foi pensada, tendo em vista que a maioria dos brasileiros não são completamente nativos. “Esses índios, não. São, de fato, 100% nativos”.

Para ele, esse tipo de exposição é importante para fortalecer e disseminar as origens e costumes que perpetuam ao longo dos anos. “Essas são provas de que por trás dessas pessoas existe uma cultura muito rica. Quero também reforçar a ideia de que eles trabalham e são produtivos, para desmistificar o velho pensamento de que os índios são preguiçosos”.

Tendo como base as experiências adquiridas ao longos de suas viagens pelo país, Barreto reforça que, conhecendo essa cultura, as pessoas poderão adquirir mais conhecimento e desmistificar as ideias negativas atribuídas aos povos indígenas ao longo dos anos.“Essas são provas de que por trás dessas pessoas existe uma cultura muito rica. [...] o índio é muito simples, tudo o que ele precisa está na natureza e sempre esteve lá”, argumenta. Na exposição, o fotógrafo reporta a cultura de quatro importantes tribos brasileiras:

Karirí Xocó - “a única tribo que possui aldeia no Distrito Federal.”  

Avá Canoeiro - “Trouxe uma foto de um membro dessa importante tribo que quase foi extinta. Hoje, existem em torno de apenas oito índios.”

Caiapó Mebêngôkre - “Esses são do sul do Pará. Eles ainda estão localizados em aldeias muito distantes das cidades e, por isso, possuem pouco contato com a civilização.”

Yawalapití - “São índios do Xingu. Foram eles que participaram das gravações do filme.”

O fotógrafo foi convidado pela Seção de Atividades Culturais da Casa e sua exposição permanecerá no saguão do Legislativo até o próximo dia 5.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.