Ícone alego digital Ícone alego digital

PEC do Orçamento Impositivo é aprovada pelo Plenário em primeira fase

25 de Setembro de 2018 às 15:42

Durante apreciação da Ordem do Dia da sessão plenária desta terça-feira, 25, os deputados votaram e aprovaram, em primeira fase, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 2880/18, a PEC do Orçamento Impositivo. A matéria propõe alterar os artigos 110 e 111 da Constituição Estadual para tornar obrigatório o pagamento de emendas parlamentares.

A PEC prevê que o artigo 111 da Constituição Estadual passe constar com o acréscimo do parágrafo 8º com a seguinte redação: “As emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas no limite de 1,2% da receita corrente líquida prevista no projeto encaminhado pelo Poder Executivo, sendo que, deste percentual, 70% será destinado a ações e serviços públicos referentes às vinculações constitucionais”.

Esta Proposta de Emenda Constitucional foi articulada junto aos demais pares pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Vitti (PSDB), que afirmou, após a provação, ser “uma marca da 18ª Legislatura". Ele e todos os outros 28 parlamentares que votaram a favor da mesma entendem que a iniciativa promove a justiça orçamentária, ao pulverizar melhor a distribuição dos recursos, garantindo, ainda, que possam atuar com maior segurança junto aos municípios e regiões que representam.

Para ser aprovado, o Processo Legislativo precisa obter, em mais um turno de votação, três quintos dos votos dos deputados estaduais presentes na sessão plenária. Se for aprovada em mais uma fase, a PEC será promulgada pela Mesa Diretora, sem necessidade de sanção do Governador do Estado.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.