Comenda Nabyh Salum

Crédito: Marcos Kennedy
Comenda Nabyh Salum
Dep. Helio de Sousa
Por iniciativa do deputado Helio de Sousa, Assembleia realiza nesta segunda-feira, 22, às 20 horas, sessão solene de entrega da honraria, que leva o nome do médico e fundador da Faculdade de Medicina da UFG, que morreu em 2016.

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realiza nesta segunda-feira, 22, às 20 horas, no Plenário Getulino Artiaga, sessão solene de entrega da Comenda Nabyn Salum. A honraria, que será entregue pela segunda vez, homenageia médicos que se destacam no exercício da profissão, sobretudo no Estado de Goiás. Ao exemplo da primeira vez, cinco profissionais serão homenageados.

O projeto de Resolução nº 1.627/17, que concede a comenda, foi proposto pelo deputado Helio de Sousa (PSDB), e teve apoio da Associação Médica do Estado de Goiás (AMG) e da maioria dos parlamentares para sua aprovação. Os médicos homenageados são escolhidos por entidades de classe da categoria.

Na ocasião da votação do projeto, no início de outubro, Helio de Sousa disse que “Nabyh Salum é, realmente, um médico que merece ser homenageado por esta Casa Legislativa e cuja memória precisa ser reverenciada pela atual e pelas futuras gerações, por sua trajetória de trabalho produtivo e desenvolvido com dedicação em prol da Medicina no Estado de Goiás, da docência e do cooperativismo e que sempre atuou para fazer o bem para a sociedade”.

De acordo com a Lei, sancionada pelo então Governador Marconi Perillo, a homenagem será concedida anualmente a cinco personalidades, preferencialmente por ocasião das festividades alusivas ao Dia do Médico, comemorado no dia 18 de outubro. A entrega será feita em sessão solene realizada na sede do Poder Legislativo do Estado de Goiás. A indicação dos homenageados será por indicação da Associação Médica de Goiás (AMG), da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG), da Associação dos Hospitais de Alta Complexidade de Goiás, do Sindicato dos Médicos e da Academia Goiana de Medicina.

Amaury Oliveira Tavares – Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego)

Salomão Rodrigues Filho – Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG)

Henrique Maurício Fanstone – Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg)

Hélio Moreira – Academia Goiana de Medicina

Carlos Alberto Ximenes – Associação Médica de Goiás (AMG)

Nabyh Salum

Nabyh Salum nasceu em 5 julho de 1933, em Três Corações (MG). Diplomado médico em 1960, pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (RJ), fez pós-graduação em Radiologia e Medicina Nuclear.

Participou da fundação da Faculdade de Medicina da UFG, da Academia Goiana de Medicina, Sociedade Goiana de Radiologia, do Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás, além da Unimed Goiânia. Foi professor concursado da FM/UFG por 36 anos. Foi conselheiro do Conselho Regional de Medicina durante dez anos e membro do Conselho Fiscal da Associação Médica Brasileira. Dirigiu o Hospital das Clínicas da UFG em 1984 e foi diretor e presidente da Clínica São Mateus. Nabyh Salum morreu em 2016.