Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Karlos Cabral propõe criar Sistema de Bibliotecas Públicas de Goiás

07 de Novembro de 2018 às 15:33

Criação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Goiás. Este é o objeto de um anteprojeto de lei apresentado pelo deputado Karlos Cabral (PDT), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Assembleia Legislativa. Pela ideia, o SBPG deve ser vinculado à Secretaria Estadual de Educação e incentivar, entre outras coisas, a criação, fortalecimento e expansão das bibliotecas públicas em Goiás. 

O Sistema Estadual de Bibliotecas já existe em algumas unidades da federação, como Ceará, Tocantins e São Paulo, neste último vigente há mais de 30 anos. Nestes estados, o Sistema Estadual auxilia e capacita as bibliotecas regionais e municipais a partir das orientações da política nacional para as bibliotecas públicas. 

Para o deputado Karlos Cabral, o Sistema de Bibliotecas visa a integração dos recursos, ampliando a capacidade de oferta de serviços, reduzindo custos e alcançando um público maior. “O sistema pretende contribuir, não apenas no desenvolvimento de produtos e serviços de interesse coletivo, mas na formação de uma comunidade de leitores plenos e cidadãos críticos”, completa. 

Por se tratar de uma competência exclusiva do Poder Executivo, o anteprojeto de lei seguirá na forma de requerimento para que o Governo Estadual envie o devido projeto de lei à Assembleia Legislativa.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.