Bruno Peixoto vai homenagear profissionais de Coach e PNL na próxima segunda-feira

09 de Novembro de 2018 às 18:55

Por iniciativa do deputado Bruno Peixoto (MDB), a Assembleia Legislativa de Goiás realiza, na próxima segunda-feira, 12, às 20 horas uma sessão solene em homenagem aos profissionais de Coach e Programação Neolinguística (PNL). O evento terá lugar no Plenário Getulino Artiaga.

Coach e PNL

O Coaching é a metodologia de desenvolvimento humano, um processo que visa aumentar o desempenho de pessoas, profissionais, grupos e organizações, aumentando o alcance de resultados positivos por meio de conhecimentos de diversas ciências, metodologias, técnicas e mais de 100 ferramentas.

Derivada da palavra inglesa coach, Coaching significa treinamento. Esse termo surgiu na Hungria para denominar as carruagens utilizadas por jovens universitários do século XVII, e guiadas pelos chamados “coacheiros”. A partir daí, por volta de 1830, na Universidade de Oxford, a palavra “coach” passou a ser empregado como sinônimo de “tutor”, aquele que prepara e ensina os estudantes em suas jornadas acadêmicas.

No ano seguinte, em 1831, o Coaching passou a ser integrado no campo dos esportes. Foi apenas em 1950 que o termo passou a ser empregado na literatura business como competência de desenvolvimento de pessoas.

(www.jrmcoaching.com.br/blog/como-surgiu-e-qual-o-objetivo-coaching/)

Já a PNL é uma abordagem de comunicação, desenvolvimento pessoal e psicoterapia criada por Richard Bandler e John Grinder na California, Estados Unidos na década de 1970.  Os criadores da PNL afirmam que existe uma conexão entre os processos neurológicos ("neuro-"), a linguagem (linguística) e os padrões comportamentais aprendidos através da experiência (programação), e que estes podem ser alterados para alcançar informações específicas e metas na vida.