Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto que prevê realização de testes cariótipos em crianças consta da pauta de 3ª-feira

09 de Novembro de 2018 às 17:45

Aprovado nas comissões técnicas, vai a Plenário, na sessão da próxima terça-feira, 13, projeto de lei que trata sobre a realização do teste cariótipo em hospitais, maternidades e instituições similares no Estado de Goiás. A propositura se encontra protocolada sob o n° 4204/17, e é de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB).

De acordo com a justificativa da matéria, o objetivo do exame cariótipo é detectar anomalias cromossômicas numéricas e/ou morfológicas em crianças e adultos, através de análise morfológica e contagem dos cromossomos em pacientes com indicação clínica, para o exame identificar possíveis alterações genéticas ocorridas na fase celular embrionária.

O parlamentar afirma que, neste sentido, a realização do teste de cariótipo em recém–nascidos que manifestem fenotipicamente, ou seja, fisicamente, alguns dos determinantes de aneuploidia, tendo por finalidade possibilitar o acesso ao diagnóstico correto da síndrome, para posterior tratamento.

Por fim, o deputado destaca que o presente projeto viabiliza, assim, o acesso a tais exames, mesmo que, aparentemente, o recém-nascido tenha cariótipo não afetado.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.