Assembleia recebe alunos da Escola Municipal Ernestina Lina Marra para visita guiada

12 de Novembro de 2018 às 11:36
Crédito: Carlos Costa
Projeto Escola no Legislativo recebe alunos da Escola Municipal Ernestina Lina Marra

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na manhã desta segunda-feira, 12, a 33ª edição do projeto Escola no Legislativo, para 44 alunos do 4º ,5º e 6º anos da Escola Municipal Ernestina Lina Marra, localizado no Parque Industrial João Braz, Goiânia. Os estudantes foram recepcionados no Auditório Solon Amaral da Casa.

Logo depois da recepção, no hall de entrada da Alego, seguiram para o Auditório Solon Amaral, onde ouviram palavras de boas vindas do professor Maurício Barbosa Paranaguá, chefe da Seção de Educação para Cidadania da Escola do Legislativo da Alego. Em seguida, o professor ministrou palestra sobre o tema: “Origem, Evolução Histórica e Importância do Poder Legislativo.

Maurício Paranaguá falou sobre a importância da participação dos estudantes do ensino fundamental no projeto. “ Ao longo de todo o ano de 2018 nós tivemos a oportunidade de conscientizar os alunos que visitam a Alego, sobre a importância do cumprimento das leis, mostrando a eles seus direitos e deveres”, afirmou.

Em seguida, a professora Ethiene Gonçalves de Oliveira apresentou a história das antigas e atual sedes do Poder Legislativo. “Aqui nós mostramos aos estudantes o legado de grandes políticos que fizeram parte da história de Goiás, como é o caso de Alfredo Nasser, um ícone da política em nosso estado, que por seus feitos recebeu em sua homenagem seu nome nesta Casa de Leis. ” Ressaltou.

Professora de História da Escola Municipal Ernestina Lina Marra, Poliane Marques, fez uma avaliação positiva sobre a visita. “ É um excelente projeto pois aproxima os meninos da realidade política que vivemos. Posso ver no rosto dos meus alunos a empolgação de terem conhecido a Alego, tenho certeza que vão levar boas lembranças desse passeio”.

Feliz por ter participado do projeto, o estudante Pedro Rosa Ilvino, do 6° ano, disse que " a palestra foi muito importante, nos mostrou a responsabilidade que é votar e escolher bons nomes para nos representar, quando crescer espero poder ser deputado, e quem sabe um dia ter meu retrato junto aos outros ex-presidentes da Assembleia ali no Salão Nobre”.

O principal objetivo do projeto Escola no Legislativo é aproximar a sociedade, através da comunidade estudantil, do Poder Legislativo, bem como proporcionar aos participantes conhecimentos sobre cidadania, política e a importância da Casa de Leis, contribuindo para uma melhor formação de cidadãos.

Os colégios interessados em participar do projeto poderão entrar em contato com a Escola do Legislativo, através do telefone: (62) 3221-3378.