Ir para o conteúdo principal
ALEGO

A- A+

Karlos Cabral presidiu audiência sobre atraso no pagamento do Fundo de Arte e Cultura em Goiás

O deputado estadual Karlos Cabral (PDT), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Assembleia Legislativa, conduziu na manhã desta terça, 13, audiência pública com o tema “Financiamento das Políticas Culturais em Goiás”. A atividade, que aconteceu no Auditório Solon Amaral, na Assembleia Legislativa, reuniu produtores culturais, artistas e representantes do poder público e debateu, entre outras questões, o atraso na liberação dos recursos para financiamento da cultura em Goiás.

Ao abrir o debate, Karlos Cabral destacou que a intenção da reunião era fomentar e subsidiar a atuação da Comissão de Educação, Cultura e Esporte. “O grande objetivo é de fato fazer uma leitura da situação que se encontra a cultura no estado de Goiás. Queremos discutir o atraso do pagamento das parcelas do Fundo de Arte e Cultura, a aplicação da Lei Goyazes e a necessidade de atualização dos marcos legais. A Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Casa quer dar elementos para estabelecer um diálogo com o governo de Goiás que assume em janeiro.”

A superintendente executiva de Cultura, Gyovana Carneiro, que representou a Seduce, lamentou o atraso no pagamento do Fundo. Ela afirmou que tudo o que é possivel fazer está sendo feito e ressaltou a importância de lutar para que a Lei Goyazes não acabe. Lembrou que discutir cultura é sempre um processo salutar e disse que considera absurdo o atraso no pagamento. Além disso, a representante do Governo assegurou que está fazendo o que pode para tentar normalizar a situação.

O diretor e produtor Norval Berbari, representou os produtores culturais na mesa e também discorreu sobre a situação do fomento à cultura no Estado. “Esse é um momento muito difícil. Ninguém está fazendo nada, muitas pessoas do Governo do Estado foram convidadas para estar aqui hoje e não estão. Já fizeram isso outras vezes. Isso é ruim para nós artistas, mas, principalmente, para a sociedade. A cultura transforma as pessoas e talvez esse seja um dos problemas. Talvez seja por isso que o Poder Público não investe em cultura: a cultura liberta”.

Chefe do núcleo do Fundo de Cultura, Sacha Witkowski falou sobre a Lei do Fundo de Cultura e da falta de marco regulatório de cultura no Estado. Ele fez uma retomada histórica acerca das leis de cultura em Goiás. “É muito importante estarmos aqui discutindo a cultura. Eu sou artista e agora estou na Seduce [Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte] e é importante que os gestores sejam técnicos da área”, afirmou.

Ele reiterou a falta de marco regulatório na cultura no Estado. "Existe uma minuta que não foi votada na Assembleia. Além do Fundo de Cultura, nós precisamos pensar em um marco regulatório para cultura no nosso Estado. A Lei Goyazes não pode ser a política pública de cultura, não podemos nos ater a simplesmente pagar o fundo e achar que isso é uma política pública”, disse.

A audiência pública teve como encaminhamentos: a elaboração de um relatório contendo as principais reivindicações da área cultural do Estado, para ser apresentado à equipe de transição do Governo; realização da Conferência Estadual de Cultura; abertura de consulta pública para reforma dos marcos legais e defesa da Lei Goyazes e do Fundo de Arte e Cultura.

Fizeram parte da mesa diretiva, além do deputado Karlos Cabral; o deputado Virmondes Cruvinel; a superintendente executiva de Cultura, Gyovana Carneiro, o chefe do Núcleo de Fomento da Seduce, Sacha Witkowski; e Norval Berbari, ator, diretor e produtor da Semnome Cia de Teatro. A audiência contou ainda com a presença do diretor do Circo Laheto, Maneco Maraca; o artista e diretor da Catavento Companhia Circense, Felipe Nicking; e o representante da Associação dos Cantores e Compositores de Goiás, Du Oliveira. Diversos artistas e representantes de órgãos públicos também participaram da reunião.

Assembleia em Tempo Real

14/12/2018

19:04 - Encerramento das atividades

18:08 - Lincoln Tejota promove debate seminário sobre atuação de jovens na política

16:57 - Projeto dispõe sobre cobrança de taxa de estacionamento em shoppings e supermercados

15:30 - Combate ao abuso sexual contra mulheres em transporte público é fomentado por nova Lei

14:24 - Governadoria veta autógrafo de lei sobre direitos de renais crônicos e transplantados

12:45 - "Janeiro Branco", voltado a ações educativas para difusão da saúde mental, é instituído em Goiás

11:11 - Prefeitura realiza audiência pública para debater Plano Municipal de Saneamento Básico

10:27 - Sancionada Lei que regulamenta a produção e comercialização de produtos artesanais comestíveis em Goiás

09:01 - Executivo veta autógrafo que trata da exclusão do 3° dígito nos preços de combustíveis em Goiás

07:09 - Alego será palco hoje à tarde do seminário "Jovens Preparados para Dialogar com a Sociedade"

06:51 - Início das atividades

13/12/2018

19:00 - Encerramento das atividades

17:37 - Poder Executivo propõe venda de imóvel para construção de nova unidade especializada da Polícia Civil

16:46 - Reunião da Comissão Mista é encerrada pelo deputado Álvaro Guimarães

16:43 - Deputado Francisco Jr tem quatros projetos aprovados pela Comissão Mista

16:42 - Marlúcio Pereira repercute homenagem da Assembleia à cantora Joelma

16:40 - Plenário aprova, em primeira fase, reajuste aos servidores do Poder Judiciário de Goiás

16:24 - Reunião da Comissão Mista é aberta pelo presidente Álvaro Guimarães

16:17 - Vitti encerra última sessão ordinária do ano e convoca uma extraordinária para a próxima 2ª-feira, 17

16:04 - Aprovado, em primeira fase, doação de imóvel de Alto Paraíso à Secretaria de Educação de Goiás

15:39 - Paulo Cezar Martins elogia José Vitti e declara apoio à possível chapa liderada por Álvaro Guimarães

15:33 - Na tribuna, Virmondes Cruvinel comemora impedimento do aumento do IPTU em Goiânia

15:27 - Júlio da Retífica diz que Assembleia estará em boas mãos se Álvaro Guimarães for eleito presidente da Casa

15:22 - Karlos Cabral defende aprovação da data-base dos servidores do Judiciário

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - Palácio Alfredo Nasser - Alameda dos Buritis, 231
Setor Oeste - CEP: 74115-900 - Tel: (62) 3221-3000.

Carregando...