Ícone alego digital Ícone alego digital

Medida que obriga hospitais a divulgarem informações sobre crime de omissão de socorro está na Ordem do Dia

20 de Novembro de 2018 às 10:11

O Projeto de Lei nº 4589/17, de autoria do deputado Lívio Luciano (Podemos), é um dos que constam na Ordem do Dia que os deputados estaduais goianos devem a votar em primeira fase de discussão, na sessão ordinária desta terça-feira, 21. 

A proposta apresenta medida que obriga os estabelecimentos de saúde, públicos e privados, a esclarecer a população sobre o dever, a eles atribuído, de prestar assistência, sempre que possível, a pessoas com graves debilidades ou risco de vida. A omissão de socorro nos casos citados configura crime passivo de sanções penais.

A matéria determina que hospitais, prontos-socorros e clínicas de saúde afixem, em locais de fácil visualização, cartazes informativos acerca da legislação que trata do delito em questão. O crime está prescrito no artigo 135 do Código Penal Brasileiro. As penalidades incluem detenção de um a seis meses ou multa, podendo ser aumentadas da metade, caso a omissão resulte em lesão corporal grave, ou triplicadas, em caso de morte.

“Sabemos que, ao vivermos em uma sociedade, teremos uma série de direitos e deveres que devemos manter com os membros dessa sociedade. Assim às vezes devemos agir com solidariedade para que, desta forma, seja mantido o bom convívio social”, comenta o deputado em texto que justifica a matéria.

A sessão será realizada no Plenário do palácio Alfredo Nasser, a partir das 15 horas. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.