Ícone alego digital Ícone alego digital

Atividades de campanha de combate a diabetes têm início na Alego

20 de Novembro de 2018 às 08:06

Teve início no saguão da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na manhã desta terça-feira, 20, uma série de atividades relativas ao Dia Mundial do Diabetes, que foi comemorado no dia 14 de novembro. Trata-se de uma campanha de combate à doença. A iniciativa do evento é da Divisão de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho juntamente com o deputado Dr. Antonio (DEM).

O parlamentar fará a abertura do evento. Ele é autor do projeto nº 2974/17 que cria o "Estatuto do Portador de Diabetes em Goiás". Trata-se de um conjunto de normas que garantem melhores condições de vida, de tratamento, assistência farmacêutica e social aos diabéticos no Estado.

O endocrinologista Nelson Rassi e o presidente da Associação Metropolitana de Apoio ao Diabético (Amad), André Fabrício Cardoso, vão discorrer sobre o tema a partir das 9 horas. 

Chefe da Seção Médica da Alego, Luciene Maria Teixeira informa que haverá aferição de pressão e teste de glicemia a partir das 7h30 até as 9 horas para os servidores e visitantes. “Contamos com a participação dos servidores da Casa. Até as 9 horas a equipe da área médica da Alego estará no saguão fazendo exames. Lembrando que é preciso estar em jejum”, ressalta.

O que é o diabetes

Desde 1991 que no dia 14 de novembro é celebrado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF: International Diabetes Federation) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como dia Mundial de Diabetes. O objetivo deste dia é chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática dessa doença.

Diabetes é uma doença caracterizada pela hiperglicemia, que é a elevação da glicose no sangue. Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, produzido no pâncreas, pelas chamadas células-beta. A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta, portanto, em acúmulo de glicose no sangue, o que caracteriza a hiperglicemia.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.