Campanha de Profilaxia da Dengue imuniza 670 servidores na Alego

Crédito: Carlos Costa
 Campanha de Profilaxia da Dengue imuniza 670 servidores na Alego
19ª Campanha de Profilaxia à Dengue com vacina homeopática

Foi encerrada nesta quarta-feira, 5, a 19ª Campanha de Profilaxia da Dengue. Ao todo 670 servidores foram imunizados, sendo 410 no período matutino e 260 no período vespertino. A iniciativa é da Diretoria de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

De acordo com o médico Marcos Nogueira, titular da Diretoria, o balanço foi positivo e ação obteve êxito mais uma vez.  “É importante relembrar que mais de 10 mil servidores e visitantes já participaram da Campanha, tomando as gotinhas de profilaxia da doença”, disse.

A ação teve início em 2015, na gestão do presidente Helio de Sousa (PSDB). Ela é realizada a cada três meses, e irá para a 20ª edição. O deputado, que é médico, faz questão de sempre participar de cada Campanha. A distribuição do medicamento foi realizada no saguão principal da Alego.

Minimiza efeitos desagradáveis

Marcos Nogueira informou que há praticamente quatro anos o Parlamento está engajado em campanhas preventivas e informativas para os servidores e visitantes. “Essa ação contra a dengue teve sucesso e então prosseguimos com ela. Servidores que tiveram a doença testemunharam não ter sofrido tanto com os sintomas da dengue, que são muito desagradáveis."

A ação preventiva utiliza medicamento homeopático para minimizar os riscos de complicações hemorrágicas em caso de infecção, controlar os sintomas e atenuar o quadro febril e dores no corpo causadas pela dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Vale lembrar que não é vacina e não imuniza o paciente, mas diminui os efeitos da doença.

O medicamento não tem contraindicação e é aplicável a todas as faixas etárias, inclusive para pessoas que já tiveram a doença e gestantes. O medicamento é desenvolvido pelo Hospital de Medicina Alternativa do Estado e não há efeito colateral.