Novo Cidadão Goiano

Crédito: Sérgio Rocha
Novo Cidadão Goiano
Homenagem ao cardiologista Antônio Malan
Proposta do deputado Lincoln Tejota, a Assembleia Legislativa entregou Título de Cidadão Goiano ao médico Antônio Malan Cavalcanti, em solenidade na manhã desta 5ª-feira, 6, no Plenário da Casa de Leis. Baiano de nascimento, Malan está radicado em Goiânia desde 1985.

Por iniciativa do deputado Lincoln Tejota (Pros), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) entregou Título de Cidadão Goiano ao médico Antônio Malan Cavalcanti, em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, 6, no Plenário da Casa de Leis.

Compuseram a mesa de trabalhos, o deputado Helio de Sousa (PSDB), como presidente; o propositor da sessão; o homenageado; o assessor especial da Governadoria, Dr. Gian, representante do Governador José Eliton (PSDB); o representante do Tribunal de Contas de Goiás (TCE), conselheiro Sebastião Tejota; o comandante do 39º Batalhão da Polícia Militar de Goiás, major Lusdenes; o médico Sérgio Rassi; o deputado estadual eleito Cairo Salim; a ex-primeira-dama de Goiânia Geralda Albernaz; e o ex-deputado estadual Carlos Luz.

Em seu discurso o deputado se disse honrado em homenagear Antônio Malan, baiano de nascimento (nascido na cidade de Juazeiro), mas que reside em Goiás desde 1985. Ele ressaltou o trabalho do homenageado para a sociedade goiana. O deputado também frisou que em oito anos de mandato este é o terceiro título que ele entrega.

“A Assembleia Legislativa de Goiás alegra-se em poder lhe agradecer pelos anos dedicados em salvar vidas e pelo trabalho em benefício da saúde dos goianos e daqueles que, como o senhor, escolheram Goiás como lar”, disse Tejota.

Após fazer uma breve biografia do homenageado, o deputado explicou a razão de fazer a outorga do título. “A honra de conceder o Título de Cidadão Goiano ao Doutor Antônio Malan vai além da sua atuação como profissional médico. Isso porque o Doutor Antônio Malan também se dedica a formar novos profissionais, ministrando aulas como professor de Cardiologia do Curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É, portanto, um homem que reconhece na Medicina mais do que uma mera ocupação profissional, mas também uma das mais nobres formas de contribuir com o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade”, frisou.

Depois de ser condecorado com Título de Cidadão Goiano, Malan subiu à tribuna do Plenário da Casa de Leis e agradeceu a homenagem recebida: “Estou muito emocionado pelas palavras do deputado Lincoln. Agradeço imensamente a condecoração recebida nesta manhã. Este é um momento de comemorar a concretização do sonho de ser goiano, que começou em outubro de 1984, quando vim para Goiânia", recordou.

O médico explicou ainda que sua ligação com o Estado de Goiás foi muito forte pois deixou de fazer uma especialização fora do país para estar em Goiânia. "Na minha mente sempre vinha o sonho de morar em uma cidade X e, quando conheci Goiânia, decidi que seria aqui que eu ia viver. Eu já estava com tudo organizado para fazer uma pós-graduação na França, mas decidi vir pra Goiânia para exercer minha atividade profissional junto ao médico Anis Rassi”, contou.

Ele ressaltou que foi em terras goianas que se realizou como médico. “Sinto que tenho cumprido minha missão. Busco fazer o possível para todos que me procuram. Já realizamos milhares de cirurgia de marcapasso”, destacou.

O homenageado terminou seu discurso citou a poeta Cora Coralina: “Goiás é a certeza do centro do Brasil, Goiás é coração. Goiás é água para toda sede e pão para toda fome”.

O novo Cidadão Goiano

Nascido em Juazeiro, no Estado da Bahia, o homenageado é médico cardiologista com intensa atuação profissional em Goiás. Ele é preceptor da residência de cardiologia do Hospital Geral de Goiânia e da residência médica de Cardiologia da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia.

Malan é mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG), professor do Departamento de Medicina na área de Cardiologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), médico coordenador do serviço de arritmias e marcapasso da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, chefe do serviço de cardiologia do Hospital Alberto Rassi e chefe do serviço de marcapasso do Hospital Anis Rassi.