Fórum chega a sua 19ª reunião e discute a Política Estadual de Gestão de Energia Renováveis

06 de Dezembro de 2018 às 14:09

O Fórum Permanente de Energia de Goiás, presidido pelo deputado estadual Simeyzon Silveira (PSD), realiza nesta sexta-feira, 7, a sua 19ª reunião, desta vez no plenário do CREA-GO, em Goiânia, a partir das 8h30.

Criado em 2015, o Fórum tem sido a ferramenta utilizada pela Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás – que também é presidida pelo parlamentar - para prestar um serviço público prático à sociedade.

Nesta edição acontecerão dois painéis durante a reunião. O primeiro discutirá a “Política Estadual de Gestão de Energias Renováveis” e “Os desafios da Geração Distribuída em Goiás", e será apresentado pela superintendente de energia, telecomunicações e infraestrutura da Secima, Danusia Arantes.

Este painel também irá discutir “Prospecção do Programa Goiás Energia Verde”, e será apresentado pelo presidente da Comissão da Indústria de Base Florestal da Fieg, Marduk Duarte.

O segundo painel será apresentado pelo presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Sauaia.  Ele fala sobre "Propostas para Acelerar o Mercado Fotovoltaico Goiano".

Os participantes poderão fazer perguntas aos palestrantes ao final da apresentação de todos os painéis.

O Fórum

Ao longo das reuniões do Fórum, Simeyzon trabalhou o fomento de matrizes energéticas renováveis e não degradáveis com objetivo de integrá-las à matriz hidráulica em Goiás.

Sob o comando do parlamentar, o Fórum participou de diversos encontros, conferências e visitas a municípios do interior. Também realizou 19 reuniões oficiais com a participação permanente do Governo estadual, da prefeitura de Goiânia, de entidades fiscalizadoras, do setor produtivo, de instituições de ensino e pesquisa e da sociedade civil organizada.

Em fevereiro de 2017 eram produzidos 2 mil killowatts (Kwv) no Estado. Hoje, a produção chega a 15 mil killowatts (Kwv), um aumento de mais de 700%. No total, são 1.583 unidades consumidoras de Geração Distribuída em Goiás, segundo dados da Secima de outubro.

Simeyzon destaca também o papel das energias renováveis na questão do emprego e renda em Goiás. “Com a construção de usinas solares e a instalação cada vez maior de painéis no Estado, muitas vagas na área foram criadas e cursos de capacitação iniciados”, afirma o deputado.