Homenageado diz que prêmio é a maior deferência aos defensores do meio ambiente

06 de Dezembro de 2018 às 20:00

Em discurso de agradecimento, o titular da 15ª Promotoria de Justiça de Goiânia, promotor de Justiça Juliano de Barros Araújo, disse que o Prêmio Altamiro de Moura Pacheco de Preservação do Meio Ambiente é a maior deferência de Goiás para quem atua na área de preservação e desenvolvimento sustentável. De acordo com ele, nem sempre é fácil promover a defesa ambiental, dados os desafios exigidos.

“Acredito que o prêmio é de extrema importância e eu me sinto gratificado pelo reconhecimento. Agradeço em meu nome e no dos demais homenageados à comissão julgadora. Recebemos esta honraria como reconhecimento do Estado de Goiás por nossas ações e o trabalho desenvolvido em defesa do meio ambiente”, afirmou o promotor.

Juliano de Barros Araújo destacou que o prêmio é justo ao reconhecer que o trabalho de defesa ambiental deve ser coletivo. Para o promotor, é preciso desmitificar a noção generalizada de que ambientalistas são entraves ao desenvolvimento.

“Uma das características deste prêmio é que não é dado para uma única pessoa. O trabalho em defesa do meio ambiente é assim também. Deve ser coletivo, por meio de parceria com a sociedade, Estado e instituições não governamentais. Precisamos desmitificar a ideia de que a defesa ambiental é contra o desenvolvimento”, afirmou o promotor.

O homenageado disse durante o discurso que é um grande desafio convencer a sociedade que proteger o meio ambiente não é um gasto supérfluo. De acordo com ele, os aspectos ambientais devem ser considerados em uma perspectiva mais ampla.

“Uma coisa é diferente da outra. O crescimento por si só não respeita condições ambientais e sociais, mas o desenvolvimento pressupõe que os aspectos sociais, individuais e ambientais sejam considerados e respeitados. Temos uma árdua tarefa adiante. Uma característica do ambientalista é ser persistente. Não é fácil convencer a sociedade que projetos como Rodobicho não são gastos supérfluos”, afirmou o homenageado, referindo-se ao projeto Rodovia Segura para Fauna Silvestre da Agência Goiana de Transporte e Obras (Agetop), que foi premiado com a Comenda Araguaia.