Fórum do Setor Energético

Crédito: Sérgio Rocha
Fórum do Setor Energético
Fórum Permanente do Setor Energético
Deputado Simeyzon Silveira, presidente da Comissão de Minas e Energia da Alego, promoveu nesta sexta-feira, 7, o 19º encontro da plataforma de debates sobre energia. A reunião, no Crea, marca três anos de atividades e celebra conquistas para o setor energético de Goiás.

Os recorrentes problemas nacionais relacionados à energia elétrica fizeram com que os Estados passassem a repensar a matriz energética brasileira. A exemplo disso, Goiás tem concretizado iniciativas que visam o fomento de fontes energéticas limpas para que sejam integradas à sua matriz hidráulica. Há exatos três anos, a Assembleia Legislativa tem dado uma importante contribuição para este processo.

Na manhã desta sexta-feira, 7, o Fórum do Setor Energético realizou no Plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), a sua 19ª reunião oficial. Esta plataforma de debates do Parlamento goiano foi criada por uma iniciativa do presidente da Comissão de Minas e Energia, deputado Simeyzon Silveira (PSD), que, desde então, preside todos os seus encontros.

Diferentes atores se reuniram para protagonizarem, juntos, uma história de desenvolvimento econômico e sustentável a partir do incentivo a matrizes limpas de geração de eletricidade, em especial, por meio de sistema solar fotovoltaico. “A parceria entre Governo Estadual, Legislativo Goiano, Prefeitura de Goiânia, entidades fiscalizadoras, do setor produtivo, sociedade civil organizada, universidades, grupos empresariais e instituições financeiras, tem transformado o cenário energético do Estado, o qual, sem dúvida, revela potencial para ainda mais crescimento”, afirmou Simeyzon.

O parlamentar, que não foi reeleito para a 19ª Legislatura da Alego, disse que já está em articulação com o Governo de transição para que as conquistas obtidas após todas as articulações feitas pelo Fórum do Setor Energético sejam continuadas na próxima gestão do Poder Executivo Estadual. Simeyzon também articula para que haja sequência permanente nos trabalhos da plataforma.

Conquistas

A maioria das conquistas intermediadas pelo Fórum do Setor Energético se encontra efetivada por meio do programa Goiás Solar, lançado com objetivo de incentivar a geração e o consumo de energia solar fotovoltaica. O programa, consolidado pelo ex-governador Marconi Perillo (PSDB), foi planejado e executado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Secima), com apoio da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar).

Sobre este assunto, Simeyzon disse que o governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) já sinalizou que manterá as políticas públicas que se mostraram efetivas. O deputado também ressaltou que o fomento a matrizes energéticas limpas é uma questão que será tratada como substancial pela próxima gestão. “Ainda que não seja como parlamentar, continuarei comprometido com o setor energético de Goiás. Atuaremos não só para que o tema fique vivo dentro do próximo Governo, mas para que ele avance ainda mais”.

O deputado também afirmou que dará sequência à interlocução para garantir que o Estado de Goiás continue sendo vitrine, não só para outros Estados brasileiros, mas para o mundo. Nesta perspectiva, ele lembra que, em agosto deste ano, o Fórum realizou o seu 1º Seminário Internacional de Energia. “Um momento ímpar para o intercâmbio de informações e que elevou o Estado a um novo patamar na discussão sobre a temática”, finalizou.

Mesa dos trabalhos

Representando o Crea, o primeiro vice-presidente da entidade, engenheiro civil Ricardo Veiga, foi o anfitrião da vez. Além de Simeyzon Silveira, que conduziu os trabalhos, a Assembleia Legislativa também esteve representada pelo deputado Virmondes Cruvinel (PPS).

Na ocasião, foram realizadas algumas palestras e intervenções de membros do Fórum dentro da temática “energias renováveis”. O presidente Executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia, apresentou propostas para acelerar o mercado solar fotovoltaico goiano.

Por sua vez, a superintendente de Energia, Telecomunicações e Infraestrutura da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Secima), Danúsia Arantes, elucidou ações do programa Goiás Solar que estão sendo articuladas para que, em breve, sejam colocadas em prática. “Os desafios da geração distribuída em Goiás” foi outro tema explanado por ela.

Já o presidente da Comissão Indústria de Base Florestal da Federação das Indústrias do Estado (Fieg), Marduk Duarte, fez uma prospecção sobre o programa "Goiás Energia Verde". A iniciativa, que será lançada oficialmente nos próximos dias, consiste na cogeração de energia elétrica por meio da biomassa.